Giovana Campaneli
O Concurso Acelera Startup 2025 abriu sua 27ª edição nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da Fiesp, com a realização da Etapa Ideação — fase voltada a empreendedores que apresentam ideias inovadoras, protótipos iniciais e modelos de negócio em validação. A disputa premiou os primeiros colocados, que receberam mentorias, conexões estratégicas e, para o vencedor, R$ 10 mil em incentivo.
Criado em 2011, o Acelera Startup é um dos maiores programas de fomento ao empreendedorismo inovador do Brasil, conectando startups e projetos de base tecnológica a indústrias, universidades, investidores, mentores e líderes do ecossistema. Nesta edição, o concurso passou a contar com um novo formato, dividido em três etapas — Ideação, Operação e Scale-Up —, permitindo avaliar e apoiar projetos em diferentes níveis de maturidade.
A Etapa Ideação teve como foco empreendedores em fase inicial, oferecendo a oportunidade de testar hipóteses, aprimorar soluções e desenvolver modelos de negócio com o suporte de especialistas.
Os vencedores da etapa foram:
1º lugar: Limbse – prêmio de R$ 10 mil concedido pela Fiesp
Projeto: ampliar tratamento sequela AVC através de órtese personalizada.
Diferença: Órtese 3D (designer, escanear órtese em impressora 3D).
2º lugar: Mabe Bio
Projeto: desenvolvimento de novos materiais, acabamentos e cores.
Diferença: investiga o potencial de resíduos à base de plantas para o desenvolvimento de novas tecnologias verdes.
3º lugar: Dirac Energia
Projeto: banco de bateria via ar comprimido (energia solar)
Diferença: capta o excesso de energia solar, transfere para um compressor/reservatório e libera a noite.
As outras fases do concurso — Operação e Scale-Up — acontecerão nos próximos meses, dando sequência à jornada de capacitação e conexão de startups com potenciais parceiros e investidores.