Além da ACATE, empresas mantenedoras, associadas e parceiras da entidade se destacaram em diversas categorias do levantamento. O banco Bradesco/Inovabra, mantenedor da ACATE, além da ArcelorMittal Brasil e a Unimed, que contam com o apoio do programa LinkLab para inovar, se destacaram entre as campeãs da década. A ArcelorMittal liderou, ainda, o ranking geral das corporações que mais praticam inovação aberta no país. Também integram o Top 100 a Algar Telecom (24ª colocação) e o Bradesco/Inovabra (49ª), além da Whirlpool (68ª) e da catarinense Unifique (91ª).
Entre as empresas de médio porte (middle market), a Unifique apareceu entre os destaques, em 12º lugar, seguida por Sankhya (21º), mantenedora da entidade, e Softplan (38º), associada da ACATE. Os resultados reforçam o papel estratégico da associação ao conectar empresas consolidadas a startups por meio de iniciativas como o LinkLab, o BRDE Labs SC Innovation e das ações das Verticais de Negócios. “A ACATE aproxima a tecnologia a diferentes segmentos produtivos, ampliando oportunidades de inovação e contribuindo para a transformação digital de todo o mercado. Os destaques no 100 Open Startups refletem esse esforço contínuo em gerar impacto real para empresas, startups e para a economia catarinense”, destaca o presidente da ACATE, Diego Brites Ramos.
Startups em destaque
O impacto do ecossistema catarinense também foi evidente no desempenho das startups associadas. A healthtech Weknow conquistou o 2º lugar geral entre as startups mais inovadoras do país e liderou a categoria de healthtechs. Outras empresas catarinenses, como Predialize, GoGood, Omnihunter, Getdemo, FastBuilt e Neokohm, também figuram entre as 100 mais inovadoras do Brasil.
Na categoria de startups mais promissoras, a ManejeBem apareceu entre os destaques nacionais. Já as empresas Futuriza, 4Feedstock, Etiqueta Certa, Awtra, Evous, Arboran, Organa Biotech, Monking, Hablla, Débito Direto, Uppo, Asaas, Blendus, WiFeed, Creditares e Revella marcaram presença em rankings setoriais, evidenciando a diversidade e a força das soluções tecnológicas desenvolvidas por negócios ligados ao ecossistema da ACATE.
As scaleups, startups em estágio mais avançado de crescimento, também apareceram entre as 100 mais inovadoras do país. Empresas como Motorista PX, TNS Nano, Kemia, Indicium e Voltbras foram reconhecidas em categorias como marketplace, saneamento, cleantechs, mobilidade e inteligência artificial.
Representando a ACATE na premiação, Bruno Rodrigues, diretor do ACATE Invest e fundador da GoGood, destacou a evolução do ecossistema catarinense e o papel da entidade na articulação entre empresas e startups. “Os resultados deste ano refletem um movimento consistente de colaboração e construção de valor no ecossistema. A inovação aberta se consolidou como uma estratégia essencial para competitividade, e Santa Catarina demonstra, mais uma vez, que é uma das protagonistas deste processo”, afirmou.