A estruturação dos escritórios pretende impulsionar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense. Para tanto, a implantação envolve a qualificação de recursos humanos em boas práticas de gestão de projetos, etapa que a ACATE desenvolve em parceria com as consultorias 3Neuron Consultoria em Gestão – empresa que é mantenedora ACATE – e a PRANA Inovação e Recursos. Nos últimos meses, a Associação deu início a um ciclo de capacitações para colaboradores com o propósito de fortalecer sua capacidade de execução de iniciativas voltadas ao setor de tecnologia estadual.
A formação foi realizada em dois módulos: um de fundamentos de gestão de projetos, dedicado à construção de uma base sólida em conceitos, metodologias e ferramentas essenciais de gerenciamento de projetos; e outro voltado para a temática de captação de recursos, em que foram compreendidas diferentes fontes de financiamento e os processos de elaboração de propostas, definição do escopo até a prestação de contas em projetos, além de oficinas práticas com instituições de fomento.
Os escritórios de projetos nos Centros de Inovação de SC terão o papel de atuar, por exemplo, na prospecção de oportunidades de captação de recursos que fomentem iniciativas de impacto para o ecossistema catarinense.
A ACATE já desenvolve projetos junto a organizações de apoio e de fomento à inovação, entre eles: o programa de internacionalização ACATE Global Gateway, com apoio da Fapesc; a operação do MIDITEC e a gestão da Rede MIDIHUB de incubadoras, iniciativas que contam com o Sebrae Startups como mantenedor; o programa de aceleração BRDE Labs SC, em parceria com o BRDE; além do desenvolvimento do Polo de Referência em Bioeconomia do Sebrae no Pará.