cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Evento em Florianópolis vai reunir mais de 25 mil participantes, de forma presencial e online, e grandes nomes do ecossistema de inovação. Foto: divulgação

ACATE e Sebrae realizam o Startup Summit de 27 a 29.08.25 em Florianópolis

O Sebrae Startups e a ACATE lançaram na última segunda-feira, 7 de abril, a 7ª edição do Startup Summit, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. A cerimônia, realizada na sede do Sebrae/SC, marcou o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina e trouxe o anúncio de alguns dos nomes já confirmados na programação deste ano.

A ACATE oferece 20% de desconto na compra de ingressos. Para utilizar o cupom promocional clique aqui. Empresas interessadas patrocinar e ter estande no evento podem entrar em contato para saber mais sobre as oportunidades neste link.

Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor técnico, Fábio Burigo Zanuzzi, o presidente da ACATE, Diego Ramos, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o secretário de desenvolvimento econômico de Florianópolis, Juliano Pires, o gerente de inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Cabral, o gerente de inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza, o presidente do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Emerson Mass, entre outras autoridades.

Ao todo, o Startup Summit 2025 espera mais de 10 mil participantes presenciais e 15 mil online, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do ecossistema de startups no país.

A edição 2025 contará com 200 palestrantes, nove palcos principais e uma plenária, 20 trilhas de conhecimento, 150 expositores e a presença de 250 fundos de venture capital. Estão previstas também a participação de 3 mil startups, além de mil startups expositoras e dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

Entre os palestrantes confirmados, estão: Tom Gruber, cofundador da Siri (Apple) e especialista em Inteligência Artificial; Carolina Strobel, partner da Antler, fundo global de venture capital early stage; Guilherme Horn, PhD, chefe do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia; Daniele Amaro, fundadora da Paytrack, startup que captou R$ 240 milhões de investimento com o fundo Riverwood; Diego B. Contezini, CEO da fintech Asaas, responsável pelo maior aporte em startups em 2024 e Lucas Vargas CEO da Nomad.

Durante o lançamento do evento, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, compartilhou sua visão sobre o momento atual do mundo e da economia. “Não podemos mais imaginar qualquer protagonismo econômico que não esteja inserido no contexto da tecnologia e da inovação. Vivemos uma revolução permanente, visível na realidade que nos cerca, trazendo qualidade de vida e transformações profundas. A inovação é a base de tudo aquilo que podemos construir. Ela não apenas modifica a vida, mas transforma também a economia. Precisamos ter a inovação como um valor permanente, porque não há mais espaço para uma economia que não seja sustentável e globalizada”, destacou Lima.

“Nós, do Sebrae, temos uma tarefa hercúlea: hoje, 60% dos brasileiros não querem mais emprego formal, querem empreender. Somos o quarto país do mundo em crescimento do espírito empreendedor, impulsionado pelas micro e pequenas empresas. Isso nos dá uma enorme responsabilidade de fazer com que eventos como o Startup Summit cresçam ainda mais. Santa Catarina alcançou esse protagonismo porque impulsionou a inovação com paixão”, completou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, destacou a relevância do evento. “Considerando um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit reforça a potência de Santa Catarina, sexto estado do país em empresas do ecossistema de inovação”. Já o presidente da ACATE, Diego Ramos, ressaltou o tamanho do setor de tecnologia de Florianópolis, que representa 25% do PIB do município.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, reforçou a importância das parcerias para a realização do evento. “Agradecemos a Associação Catarinense de Tecnologia, o Sebrae Nacional, a Prefeitura de Florianópolis e o Governo do Estado por todo apoio para a realização do Startup Summit 2025. Esse evento é grandioso e tem essa proporção graças a parceria estratégica de todos”, comentou.

Prêmio Sebrae Startups

O Startup Summit 2025 será novamente palco da final do Prêmio Sebrae Startups, que reconhece e impulsiona negócios inovadores de todo o Brasil. Serão R$ 950 mil em premiações e a seleção de startups para exposição gratuita durante o evento. Em 2025, o prêmio recebeu 3.164 inscrições, e as mil startups selecionadas para apresentar seus produtos e serviços durante o Startup Summit serão anunciadas no dia 30 de maio.

O estado da inovação e tecnologia

Com 27.600 empresas e um crescimento de 18,3% em 2023, o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina é o sexto maior do país em número de empresas. Florianópolis lidera entre as capitais na densidade de empresas por mil habitantes. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, falou sobre a importância do evento para o setor.

“O Startup Summit coroa todo o ecossistema de inovação de Santa Catarina e o espírito empreendedor dos catarinenses. Nosso estado foi o que mais cresceu em participação no PIB regional, segundo pesquisa da FGV. Quando analisamos esses dados, percebemos que esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela forte conexão entre a base econômica já existente, especialmente a indústria, e o setor de tecnologia e inovação. Isso mostra a importância de fomentarmos iniciativas como o Startup Summit, que apresenta jornadas empreendedoras, dá visibilidade às startups e conecta essas iniciativas com quem pode impulsioná-las”, ressaltou Fett.

Entre 2020 e 2023, o estado registrou uma média anual de 4.471 novas empresas, com uma taxa média de crescimento de 24,85%. Florianópolis e Blumenau figuram entre os ecossistemas emergentes com maior volume de investimentos em venture capital no Brasil. A capital catarinense é ainda considerada a mais inovadora do país, com infraestrutura tecnológica, polos de pesquisa, universidades e uma vibrante cultura empreendedora. Em 2024, a Lei nº 14.955 reconheceu oficialmente Florianópolis como a 1ª Capital Nacional das Startups, abrigando atualmente 676 startups.

No estado, há 1.604 startups mapeadas. Segundo o Sebrae Startups Reports, do Observatório de Startups do Sebrae/SC, 35,66% dessas empresas estão em fase de tração. Os principais setores da economia atendidos por elas são: tecnologia da informação (17,82%); saúde e bem-estar (8,85%), gestão e consultoria (8,34%) e educação (7,84%). Além disso, 29,39% das startups catarinenses são microempresas, e o modelo de negócios B2B predomina, adotado por 64,25% delas.

Catalisa Gov

Durante o evento, foi firmada também uma parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública, o CIGA, para a aplicação da metodologia Catalisa Gov. A iniciativa faz parte de uma estratégia do Sebrae para impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro, orienta os gestores públicos em todo o processo de compras públicas de inovação, ajuda a melhorar o ambiente de negócios, a inovação e a qualidade de vida das pessoas.

*Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ Foto: Imagem e Arte

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.