Iniciativa orienta empresas sobre as novas regras fiscais e reforça o compromisso da associação com um ambiente de negócios mais transparente, competitivo e sustentável
Workshops focados na compreensão prática da Lei Complementar nº 214/2025
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa mais de 100 das principais redes varejistas de moda do país, promove uma série de ações para apoiar o setor da moda, especialmente a cadeia produtiva, na compreensão da nova legislação tributária.
Em parceria com a ROIT, consultoria especializada em gestão contábil, fiscal e tributária, a entidade promove, em 25 de novembro, dois workshops focados na compreensão prática da Lei Complementar nº 214/2025. A transmissão será ao vivo e aberta ao público no YouTube.
A iniciativa integra o plano de capacitação do varejo de moda com ações que visam intensificar o preparo do setor para a adaptação à Reforma Tributária. “Buscamos, de forma aplicada, explicar os efeitos da Lei Complementar 214/2025 sobre as empresas do setor, traduzindo temas complexos em orientações práticas, fortalecendo a competitividade e a conformidade das empresas da cadeia produtiva”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
Os encontros abordam, de forma didática e visual, os impactos da nova legislação sobre empresas enquadradas no Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, com ênfase em ajustes operacionais, riscos e oportunidades de competitividade. As apresentações incluíram estudos de caso e a demonstração da Calculadora da Reforma Tributária, ferramenta digital desenvolvida para auxiliar empresas da cadeia de fornecimento na simulação de cenários e tomada de decisão.
O projeto reforça o compromisso da ABVTEX em promover educação setorial contínua, alinhando fornecedores, confecções e varejistas às mudanças regulatórias que entram em vigor a partir de 2026.
“Nosso papel é ser um ponto de conexão entre informação técnica e a prática empresarial. A Reforma Tributária trará impactos relevantes, e queremos garantir que todos os elos da cadeia estejam preparados para essa transição”, afirma Lima.
Os conteúdos dos webinars estarão disponíveis no canal da ABVTEX no YouTube. Nas próximas fases, o projeto seguirá com ações de aprofundamento técnico e materiais explicativos que consolidam o compromisso da entidade com o fortalecimento e a sustentabilidade da cadeia produtiva da moda brasileira.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.