A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) promoverá, nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Evento do Ceará, em Fortaleza (CE), o maior encontro de empresas provedoras de internet do Nordeste. O evento compartilhará conhecimento e experiências, além de debater os principais desafios das chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), responsáveis pela democratização do acesso à internet na região. As inscrições seguem abertas no site do evento.
Atualmente, os provedores de internet regionais são responsáveis por 84% do mercado de banda larga fixa nordestino. “São mais de 7 milhões de residências e comércios atendidos, número que reforça o importante papel destas empresas na sociedade. Queremos prover conhecimento e estratégias para impulsionar a conectividade no Nordeste e, consequentemente, o desenvolvimento social e econômico da região”, afirma o diretor presidente da Abrint, Breno Vale.
Voltado para empresários, investidores, consultores, fornecedores, especialistas em tecnologia, decisores políticos e líderes do mercado, a Abrint Nordeste 2025 busca estimular o aprendizado e desenvolvimento de provedores e fornecedores locais. Ao longo dos dois dias de evento, serão mais de 40 horas de programação, que inclui cursos, palestras técnicas e treinamentos com foco em experiência do cliente, segurança da informação, sustentabilidade, gestão, finanças e marketing. A programação contará com palestras de grandes nomes nacionais, como Bruno Avelar, Camila Farani, Theo Braga e Robson Costa, além da participação de CEOs dos principais provedores de internet nordestinos.
Um dos assuntos do momento é a aplicação de soluções em Inteligência Artificial, presentes em várias frentes do negócio. “A evolução da IA impacta diretamente a gestão das empresas provedoras de internet ao possibilitar novas ferramentas para tratamento de dados e mitigação de riscos. Compartilhar o que há de mais novo e disruptivo no mercado é fundamental para quem opera em grandes praças e, também, em regiões mais remotas”, explica o Diretor de Eventos da Abrint, André Felipe Barbosa.
Desafios do setor
Além dos aspectos tecnológicos e de negócio, o Abrint Nordeste 2025 também discutirá desafios regulatórios que afetam a competitividade dos provedores regionais. Um dos temas em debate será a adoção da NFCom (Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica) que está sendo adaptada para atender às exigências da Reforma Tributária.
“Mudanças significativas estão previstas para entrar em vigor em janeiro de 2026, por isso é importante o conhecimento e preparo dos provedores regionais. Vamos discutir este assunto e promover a troca de informações no encontro”, diz líder do Conselho de Administração da Abrint, Janyel Leite. O executivo palestrará sobre o tema ao lado de especialistas da Secretaria da Fazenda do Ceará e Previsa Contabilidade.
Outro tema de relevância é sobre o papel da região Nordeste como um grande centro nacional de Cabos Submarinos e Data Centers, infraestruturas essenciais para a conectividade nacional. “O Ceará está se consolidando como um grande hub de Data Centers, com grande potencial para atrair fortes investimentos nos próximos anos. Vamos debater as estratégias regionais para que essas infraestruturas não fiquem concentradas apenas no eixo Sul-Sudeste”, diz o conselheiro da Abrint, Dimas Rocha. O conselheiro vai moderar o debate sobre o tema, que contará com participação da ETICE, ANATEL e NIC.br.
Arte e música também estarão presentes no evento. Completa a programação da Abrint Nordeste 2025 um show especial com Dorgival Dantas. Conhecido como “O Poeta”, o sanfoneiro, compositor, tecladista e cantor teve canções interpretadas por grandes artistas brasileiros, entre eles Bruno e Marrone, Flávio José, Alexandre Pires, Tchê Garotos, Frank Aguiar, Michel Teló, Aviões do Forró, e fez duetos em shows com artistas como Solange Almeida, Xand Avião e Anitta.
A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial da Abrint Nordeste 2025: clique aqui
Sobre a Abrint
Criada em 2009, a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) é uma associação civil, de fins não econômicos, que tem como objetivo a representatividade de seus associados junto a sociedade, governo e órgãos reguladores. É a maior associação de provedores de internet do Brasil e representa as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que somam cerca de 20 mil empresas e são responsáveis por mais de 33,7 milhões de acessos de banda larga fixa em todo o território nacional. Segundo a ANATEL, as PPPs formam a maior empresa de comunicação do país e respondem por 64,7% do total do Serviço de Comunicação e por 64% do total de investimentos em banda larga fixa no país, superando o montante investido pelas grandes operadoras.