A homenagem será entregue durante a cerimônia dos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2025, nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) homenageia como a Personalidade Top Ser Humano 2025, o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle. A distinção será concedida por sua atuação como líder na empresa. O mérito será entregue durante a cerimônia de premiação dos vencedores do Top Ser Humano e Top Cidadania 2025, no dia 27 de novembro, a partir das 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Fundada em 1952, a Vulcabras é a maior empresa calçadista e gestora de marcas esportivas do Brasil. Adquirida em 1988 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, a companhia teve um grande crescimento, desenvolvimento e investimento em tecnologia nas últimas décadas. Liderada desde 2015 pelo CEO Pedro Bartelle (filho de Pedro Grendene), a organização possui cinco unidades: duas plantas fabris localizadas em Horizonte, no Ceará e Itapetinga, na Bahia; um centro administrativo em Jundiaí, São Paulo; um Centro de Distribuição em Extrema, Minas Gerais e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento localizado em Parobé, Rio Grande do Sul e conta com mais de 24 mil colaboradores.
De acordo com o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, o Prêmio Top Ser Humano e Top Cidadania, além de reconhecer aqueles bons projetos, bons trabalhos nas suas organizações, também reconhece aquelas lideranças empresariais que colocam as pessoas no centro da sua estratégia. “Neste ano, Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, personifica esse reconhecimento que fazemos, por valorizar e acreditar que as pessoas são responsáveis pelo sucesso da sua organização. Para isso, estimula uma cultura que propicia que as pessoas cresçam e se desenvolvam pessoal e profissionalmente, sendo admirado pela sua equipe, parceiros e comunidade”, salienta.
Pedro Bartelle é CEO da Vulcabras, onde atua desde 2001, quando iniciou na empresa como gerente, aos 22 anos. Também liderou a subsidiária da companhia no exterior e foi diretor de marketing. Desde 2015, quando se tornou CEO da empresa, foram implantadas muitas mudanças e inovações para o crescimento da Vulcabras, sendo que em 2017 ela passou a ser uma empresa de capital aberto, listada na bolsa de valores.
Bartelle, que foi praticamente criado dentro do setor de calçados, vivendo desde cedo a produção e desenvolvimento desse ramo, por meio da Grendene, empresa fundada pela sua família, também tinha outra paixão: o automobilismo. Foi piloto de kart e disputou competições como as fórmulas Ford, Chevrolet e Fórmula 3 conquistando, inclusive, dois títulos do campeonato brasileiro, além de ter sido vice-campeão sul-americano.
O Personalidade Top Ser Humano é uma homenagem que acontece desde 1998. Nas últimas edições foram agraciados: a diretora-presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini (2024); o diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem S.A., Sérgio Ribas (2023); a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Oliveira Clausell (2022); o presidente do Conselho de Administração da Companhia Vontobel de Investimentos, Ottomar Vontobel (2021); o diretor-geral da ICH Administração de Hotéis, Alexandre Gehlen (2019); o vice-presidente sênior das divisões de Manutenção & Performance e Otimização de Processos Industriais da Sindus ANDRITZ, Luis Binotto (2018); o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica (2017), o diretor-presidente da STEMAC, Jorge Luiz Buneder (2016); o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Muller (2015); o diretor-presidente das Bebidas Fruki, Nelson Eggers (2014); o diretor-presidente da Ferramentas Gerais, Jorge Logemann (2013); o empresário, Ricardo Vontobel (2012); a presidente de Honra da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Vieira Motta Linck (2011); a presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti (2010); o presidente da Marcopolo, Paulo Bellini (2009); e a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher (2008).
Sobre a ABRH-RS
Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS acumula mais de 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de mil associados entre pessoas jurídicas e físicas, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional de profissionais das áreas de gestão e pessoas. Abrange todas as questões que integram a gestão e o desenvolvimento de pessoas a partir da disseminação do conhecimento.