Amazing Foods Brazil, projeto setorial em parceria com a ApexBrasil, supera metas de exportação mesmo diante de cenário tarifário desafiador. Foto: divulgação
O ano de 2025 marcou a consolidação da internacionalização do setor por meio da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). A expansão foi impulsionada pelo Amazing Foods Brazil, a marca setorial para promoção das exportações, lançada em janeiro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As ações realizadas ao longo do ano projetam mais de USD 57 milhões (aproximadamente R$ 313 milhões) em novos negócios internacionais.
Rodrigo Iglesias, Diretor Internacional da Abimapi, explica que o resultado é fruto de um extenso calendário de promoção comercial. “Em 2025 realizamos o maior número de eventos, foi um ano sem precedentes, com pelo menos doze ações realizadas, como feiras internacionais, missão empresarial e prospectiva, além de capacitações e workshops estratégicos. Tudo isso contribuiu para a cultura exportadora e os resultados que alcançamos”, conta o diretor.
A iniciativa também estabeleceu ferramentas digitais importantes, como o Catálogo Buy Brazil, a vitrine digital oficial da ApexBrasil, que conecta empresas brasileiras a compradores internacionais. “É uma porta de entrada para que o mundo conheça a diversidade e qualidade dos produtos do nosso setor”, pontua Rodrigo.
Crescimento na contramão do mercado
A eficácia da gestão do projeto reflete-se nos números. Enquanto as exportações gerais de todo o setor recuaram 0,22%, as exportações de 60 empresas apoiadas pela parceria cresceram 11,17%, atingindo US$ 228,82 milhões para 103 destinos. A categoria de biscoitos puxa os números e representa 31% do faturamento. Na sequência as sobremesas chegam a 22,1%; e pães e bolos, totalizaram 20,6%. Trigo e cereais somam 14,8% , seguidos das massas alimentícias, com 9,5% e molhos, geleias e temperos, que somam 2%.
EUA e além
De acordo com levantamento feito pela Abimapi, o principal mercado das exportações são os Estados Unidos, que gerou faturamento de USD 55,25 milhões, um valor que supera em mais de duas vezes o do segundo colocado, o Paraguai, USD 25,62 milhões. Em seguida, o bloco regional é reforçado por Uruguai (USD 23,42 milhões) e Argentina (USD 18,53 milhões). A lista de top destinos aumenta o alcance, em ordem decrescente, com Austrália (US$ 10,03 milhões), Venezuela (US$ 9,14 milhões), Reino Unido (US$ 8,22 milhões) e Chile (US$ 8,04 milhões).
“O tarifaço dos Estados Unidos, principal destino das exportações do setor e de nossa parceria com a ApexBrasil, trouxe desafios adicionais, especialmente no 2º semestre. Diante desse cenário, a Associação revisitou seus mercados estratégicos e, como resultado, novos países foram selecionados para um novo ciclo de parceria que se estenderá até 2028, a exemplo da Argentina e Canadá. A meta é ampliar e diversificar de forma consistente os destinos de exportação do setor para continuar alcançando bons resultados nos próximos anos”, conclui o diretor.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 110 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 260 mil empregos diretos. No Brasil, os produtos estão presentes em 100% dos lares brasileiros. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.