ABES reforça protagonismo na regulação e no futuro digital do Brasil com o ABES Summit 2025
“O ABES Summit é mais do que um encontro: é um espaço de reflexão e construção de caminhos para o Brasil se posicionar como protagonista no cenário digital global. Estamos diante de um momento singular, em que tecnologia, sustentabilidade e geopolítica se entrelaçam. Nosso papel é garantir que essa convergência resulte em inovação responsável, crescimento econômico e, sobretudo, na redução das desigualdades”, destaca Andriei Gutierrez, Presidente da ABES.
Ao longo de mais de três décadas de atuação, a ABES consolidou-se como a principal entidade representativa da indústria de software e serviços digitais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do setor e participando de forma protagonista em debates regulatórios no Brasil. O Summit é a expressão máxima desse papel, reunindo os diferentes atores que constroem o ecossistema de inovação e fortalecem a inserção do país no cenário global.
Programação prioriza temas que estão no centro das transformações digitais
De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software 2025, realizado pela ABES em parceria com a IDC, o mercado brasileiro de TI movimentou US$ 59 bilhões em 2024, mantendo o país como décima maior economia de TI do mundo e responsável por 35% de todos os investimentos em tecnologia na América Latina. O setor deve crescer 9,5% em 2025, acima da média mundial de 8,9%. Esses números demonstram não apenas a força do Brasil no cenário global, mas também a urgência de debater os rumos da inovação em um ambiente regulatório e geopolítico cada vez mais complexo.
É nesse contexto que o ABES Summit 2025 reúne especialistas para discutir os principais eixos de transformação:
- Regulação da Inteligência Artificial e IA Agêntica – dilemas éticos, governança de dados e impactos na competitividade;
- Geopolítica na era digital – novas alianças, sanções e estratégias de resiliência em um mundo hiperconectado;
- O novo equilíbrio global – a convergência entre sustentabilidade, investimentos verdes e governança digital;
- Brasil 2030 como hub tecnológico – oportunidades em semicondutores, IA, data centers e energia limpa;
- Cibersegurança além do firewall – estratégias públicas e privadas de resiliência digital;
- Empresas AI First – redefinição de carreiras e competências diante da automação.
- A indústria de software pós-IA – novos modelos de monetização e software orquestrado por IA;
- Regulação global de tecnologia – impacto de marcos regulatórios internacionais e seus efeitos sobre a competitividade;
- A IA como força transversal nos negócios – casos de aplicação em saúde, cidades inteligentes e serviços públicos.
Entre os nomes já confirmados, estão Silvio Cascione (Diretor de Pesquisa, Brasil — Eurasia Group), com keynote sobre geopolítica digital; Maria Mazzarello Veloso (Business Advisor, Conselheira de Administração e CEO da Olusac), Ricardo Sennes (Managing Director — Prospectiva Public Affairs Lat.Am), Dr.-Ing. Rodrigo Pastl Pontes (Digital Transformation & Innovation Manager — CNI), Camila Ramos (CEO e fundadora do CELA – Clean Energy Latin America), Igor Nazareth (Diretor de Inovação e Relações Institucionais — EMBRAPII) e Jaime Spitzcovisky (jornalista do Canal UM BRASIL, da FECOMERCIO, especializado em assuntos internacionais), debatendo sustentabilidade e inovação. Também participarão Andréa Thomé (Head do Conselho — WOMCY), Georgia Barbosa (gestora do CISSA | CESAR) e Rony Vainzof (advogado especializado em ética de dados, IA responsável e consultor em proteção de dados da Fecomercio SP), que discutirão cibersegurança; além de Paulo Moraes (Co-fundador do Instituto Talenses e diretor da divisão LANDtech), Camila Achutti (CEO da Mastertech), Laura Constantini (fundadora da Nido), Caio Moreti (CEO e fundador do GrupoQ), Fabro Steibel (diretor executivo do ITS), Caroline Rocabado (líder em Privacidade e Governança de IA Responsável — DASA) e Igor Marchesini (assessor especial do Ministério da Fazenda), trazendo reflexões sobre IA, regulação e o futuro da indústria de software.
O evento conta com o patrocínio de CAESBRA, EMBRAPII, Kaspersky e CGI br, reafirmando o compromisso da ABES com ética, inovação responsável e sustentabilidade.
Serviço | ABES Summit 2025
Data: 8 de outubro de 2025, das 8h às 17h
Local: JW Marriott, Av. das Nações Unidas, 14401 – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: https://www.abessummit.com.br/
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 260 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 103 bilhões em 2024. Acesse o Portal ABES ou ligue para +55 (11) 5094-3100.