Evento segue ao longo de toda esta terça-feira, no Centro Cultural. Fotos: Rochele Zandavalli

Abertura do “UFRGS Inova” destaca o papel das universidades como plataformas de transformação

Com o objetivo de fortalecer a cultura de inovação e aproximar a universidade dos diversos atores do ecossistema do empreendedorismo e da inovação, a UFRGS promove, ao longo desta terça-feira, 4 de novembro, o UFRGS Inova 2025. O evento, realizado no Centro Cultural, teve abertura pela manhã com as presenças da reitora Márcia Barbosa, do secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, Paulo Henrique Schneider, do diretor do Zenit Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, Marcelo Favaro, e do vice-presidente e diretor de Projetos do Fundo Amanhã, Fabrício Leal.

A reitora Marcia Barbosa destacou que está entre as funções da Universidade a atuação constante nas demandas da sociedade, por meio de uma construção coletiva e plural de soluções em parceria com a comunidade. Para ela, a inovação é um desses trabalhos cotidianos da presença da Universidade na sociedade: “Precisamos escutar quais perguntas a sociedade tem e realizar em parceria aquilo que precisa ser construído”, pontuou. Diretor do Zenit, Marcelo Favaro celebrou a realização de um grande evento com a inovação como tema central e reforçou a ação como um “posicionamento de destaque da UFRGS nesse ecossistema”.

Já o secretário da Sedetec, Paulo Schneider, enfatizou a diversidade da programação e a forma como o evento reúne diversos entes do ecossistema de inovação, como estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresas e sociedade civil: “Vamos mostrar, para o público interno e externo, a pujança da UFRGS na inovação”. O representante do Fundo Amanhã, Fabrício Leal, parabenizou a realização do UFRGS Inova e destacou a adequação da natureza da associação com a proposta do evento: “O Fundo Amanhã nasceu de empresários ex-estudantes que foram para o mercado e sabem reconhecer o quanto a Universidade entregou para eles”.

Painel inicial

Após a abertura oficial, foi realizado o Painel de Abertura “Instituições de Ensino como Plataformas de Transformação”, com a participação de Paulo Schneider, também mediador, da diretora do Tecnopuc, Flávia Fiorin, e do diretor de Operações e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia e Computação (Itec), Cristiano Richter. Os convidados, a partir da realidade de cada um, demonstraram a importância das instituições de ensino como fomentadoras do tema. Para Flávia Fiorin, através do parque tecnológico, a universidade “devolve para a sociedade o conhecimento gerado por meio do desenvolvimento de negócios inovadores”.

Cristiano Richter apresentou a proposta educacional do Itec, no entendimento de que a inovação “traz prosperidade e desenvolvimento tecnológico, econômico e social”. No formato de instituição filantrópica, o instituto fomenta a promoção do ensino tecnológico como forma de valorização de talentos. A partir da realidade da UFRGS, Paulo Schneider apresentou dados de inovação no RS e celebrou a existência da Aliança para a Inovação, criada em 2018, pela UFRGS, PUCRS e Unisinos, e que conta recentemente com o ingresso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Schneider também apontou algumas estratégias para o debate da inovação nas instituições de ensino, como intensificação de políticas estratégicas, medidas de gestão e luta por políticas públicas na área.

Programação variada

O UFRGS Inova 2025 segue até o fim da tarde com uma programação distribuída em cinco ambientes interconectados, reunindo painéis, workshops, trilhas de pitches, mentorias e apresentações de pesquisas. A proposta é promover o encontro entre academia, empresas e investidores, estimulando a criação de soluções inovadoras e o fortalecimento das pontes entre conhecimento e mercado. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS e pelo Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, com parceria do Fundo Amanhã.

Mais informações podem ser consultadas no site ufrgs.br/inova

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.