A solenidade de abertura da 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística reuniu, nesta terça-feira (23/09), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, autoridades, lideranças institucionais e empresariais em um momento marcado por emoção e simbolismo. O evento iniciou com a exibição de um vídeo emocionante que relembrou os impactos da tragédia das enchentes de 2024 sobre o setor de transporte e destacou também o papel fundamental da categoria no apoio à população, garantindo doações e auxílio logístico em um dos momentos mais difíceis do Estado. A apresentação foi seguida pela interpretação musical de Bruna Piu (vocal), Lucas Berton (violão e vocal) e Matheus Coelho (violino), que trouxeram a canção “Paciência”, de Lenine, escolhida como mensagem de resiliência e esperança. A combinação do vídeo com a música emocionou o público, traduzindo a força e a solidariedade que marcam a trajetória do transporte rodoviário de cargas.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), Delmar Albarello, destacou em seu pronunciamento o papel vital do transporte rodoviário para a economia gaúcha e a capacidade do setor em superar adversidades.
“O transporte sempre foi vital para a economia, pois garante o atendimento às necessidades do povo. É uma honra estarmos realizando este evento após os intensos meses do ano passado, que testaram nossa resiliência. Mais uma vez, mostramos a força do setor e sua contribuição expressiva para a economia gaúcha, especialmente na geração de negócios”, afirmou.
Durante seu discurso, Delmar Albarello, também destacou um ponto que considera decisivo para o futuro econômico do Estado.
“Muitas empresas estão deixando o Rio Grande do Sul, e outras deixam de se instalar aqui, devido a entraves trabalhistas que atingem todos os setores da economia. Precisamos tratar esse tema com seriedade, dialogando com responsabilidade. É fundamental criar condições que tragam alívio às empresas nessas questões, evitando que a insegurança empurre negócios para fora do Estado e comprometa o desenvolvimento econômico gaúcho’’, disse.
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, presente na cerimônia, iniciou sua fala ressaltando o papel estratégico do setor de transportes e logística durante a tragédia climática no Estado.
“Hoje, qualquer pessoa pode adquirir um item pela internet sem ter a real dimensão da operação gigantesca que existe por trás até que ele chegue em casa. Da mesma forma, quando enfrentamos um desastre, poucos compreendem os enormes problemas e desafios impostos para manter minimamente a vida das pessoas em suas rotinas. Tivemos ainda o desafio de administrar algo positivo que surgiu da crise: a imensa solidariedade do povo brasileiro, que gerou uma logística complexa de distribuição de insumos, doações e equipamentos. Tudo isso representou um esforço gigantesco do ponto de vista logístico, e pudemos contar com muito apoio nesse processo”, afirmou
O líder do executivo estadual ressaltou que a capacidade de garantir segurança pública é a essência do papel do Estado.
“É fundamental termos um Estado capaz de operar os serviços básicos, e a segurança é a primeira razão de existir do poder público dentro do pacto social que firmamos como sociedade. Hoje contamos com uma estrutura de segurança pública que voltou a ter capacidade de resposta, não apenas com investimentos em viaturas e armamentos, mas também em recursos humanos. O efetivo da segurança pública é hoje o maior dos últimos 15 anos”, finalizou.
O deputado, Gustavo Victorino, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, destacou a relevância do Rio Grande do Sul para o setor de transportes e logística, ressaltando a densidade empresarial e a necessidade de avanços.
“Nosso Estado está entre os mais importantes do Brasil em transporte e logística, com um volume expressivo de empresas atuando no setor. Mais do que isso, a densidade dessas empresas é exemplo para o país, muitas delas com filiais em praticamente todo o território nacional. É fundamental que o clamor por mudanças e melhorias seja sempre externado, não em tom de reclamação, mas de proposição. Mantemos uma relação crítica, mas sempre propositiva, com diálogo constante junto às instâncias do governo”, declarou.
O Presidente da FIERGS, Cláudio Bier, reforçou a importância do setor de transportes como alicerce para a competitividade da indústria e para o crescimento econômico do país.
“Estamos falando do futuro de setores vitais para o desenvolvimento do nosso país. Este encontro motiva a busca por soluções aos desafios da cadeia de transportes e logística, tornando nossa indústria mais ágil e competitiva nos mercados do Brasil e do mundo”, comentou.
A vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, destacou o papel estratégico do transporte para a economia gaúcha.
“Este é um setor que, assim como outros negócios, gera trocas, parcerias e contratações. São vocês, transportadores, empresários e operadores logísticos, que garantem que a nossa produção chegue aos quatro cantos do país. Por entender essa relevância, além das ações diretas da Prefeitura — investimentos em mobilidade, modernização do Plano Diretor, qualificação de espaços e outras frentes essenciais para a logística — estamos ampliando parcerias, investindo no diálogo e construindo ações conjuntas”, salientou.
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, comandante Nádia Gerhardt, destacou em sua fala a resiliência do setor de transporte e logística diante das adversidades recentes enfrentadas pelo Rio Grande do Sul.
“Sei que os últimos dias não têm sido fáceis: enfrentamos insegurança jurídica, instabilidade econômica e, no ano passado, a enchente que trouxe dor, perdas e enormes desafios. Mas também sei da força e da solidariedade que marcam a história do transporte e da logística’’, destacou.
Durante a solenidade, a comandante Nádia também prestou uma homenagem especial ao SETCERGS pelos seus 66 anos de fundação, entregando um diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento à contribuição histórica da entidade para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Também prestigiaram a cerimônia, o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella e Caio Tomazzeli, Secretário Estadual de Comunicação.
Após os discursos, foi realizada a tradicional cerimônia de descerramento da fita inaugural, que neste ano ganhou um novo significado: em sintonia com o tema da inovação e da Inteligência Artificial, o momento foi marcado por uma contagem regressiva digital exibida em telas, simbolizando a transformação tecnológica que guia o setor. O gesto representou não apenas a abertura da feira, mas também a conexão entre tradição e futuro, mostrando como a IA já está integrada ao transporte e à própria experiência da TranspoSul. Em seguida, os visitantes puderam explorar os estandes e conhecer de perto as soluções inovadoras apresentadas por expositores nacionais e internacionais.
A TranspoSul segue até sexta-feira (26/09), das 14h às 21h, com programação que inclui palestras, painéis temáticos e apresentação de soluções em gestão, ESG, inteligência artificial e negócios. Confira a programação completa no site: www.transposul.com
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos; Patrocinador Plus: Veloe Go; e Apoiador do Congresso: Transpocred.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre o SETCERGS