Empresa criadora de solução de água potável já impactou mais de 2 milhões de pessoas em 30 países e foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para estar no evento
A PWTech, startup brasileira referência em tecnologia de tratamento de água, participará da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) a convite do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro, que acontecerá em Belém (PA) em novembro, reunirá líderes mundiais, pesquisadores, empresas e organizações para discutir soluções concretas diante dos desafios climáticos globais e é considerado o principal fórum internacional sobre o tema, além de desempenhar um papel decisivo na definição de políticas ambientais e metas de sustentabilidade em escala global para os próximos anos.
Atuando diretamente na ODS 6 da ONU, por meio do desenvolvimento de equipamentos modulares e portáteis para o tratamento de água, com tecnologia 100% brasileira e fábrica própria no país, a PWTech tem sua missão reforçada pelo convite do governo federal. Sua solução inovadora, que chega em comunidades isoladas, ribeirinhas e onde as concessionárias não chegam, estará em funcionamento na COP30.
Recentemente, a empresa ganhou destaque na RE:TV, plataforma global lançada pelo Rei Charles III para valorizar inovações que contribuem para a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas.
A presença da PWTech no Reino Unido tem se expandido nos últimos anos e inclui o fornecimento de equipamentos para o corpo de bombeiros britânico, e a participação no programa global de aceleração da Reckitt, multinacional britânica do setor de saúde, higiene e nutrição que apoia startups e empresas de impacto que desenvolvem soluções tecnológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ampliando oportunidades de expansão e de cooperação internacional. Essas iniciativas reforçam a relevância internacional da tecnologia desenvolvida no Brasil pela startup.
“É uma grande honra sermos convidados para fazer parte de um evento global como a COP 30. A cada novo reconhecimento reforçamos a nossa missão em ser referência em impacto global com uma tecnologia 100% brasileira. Nosso compromisso segue focado em universalizar o acesso à água potável, promovendo saúde, inclusão, dignidade e sustentabilidade.” afirma o CEO, Fernando Silva.
Outros eventos
Ainda em novembro, Fernando Silva também participou do Summit Agenda SP+Verde, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O executivo foi palestrante no painel “Economia Azul: Saneamento e Inovação como Vetores de Desenvolvimento Local”, ao lado de Bruno Sidnei, gerente de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Sabesp, e Carlos Laia, CEO da Legun Biotecnologia, e abordou o papel da inovação e do saneamento como impulsionadores do desenvolvimento sustentável e regional.
SOBRE A PWTech
Fundada em 2019 pelos engenheiros Fernando Marcos Silva e Maria Helena Azevedo, a PWTech produz purificadores de água portáteis, de baixo custo, fácil uso e operação. O equipamento transforma água contaminada em água potável, com capacidade para até 10 mil litros por dia. A solução da PWTech é ferramenta da ONU em projetos de ajuda humanitária, já tendo sido enviada a mais de 30 países, em diferentes iniciativas. No Brasil, a empresa é considerada Empresa Estratégica de Defesa e também atua junto a iniciativas de educação e saúde, além de empresas dos ramos da construção, siderurgia e agronegócio.