Primeiro dia do encontro reuniu cerca de 800 pessoas e contou com bate-papo com a ex-ginasta Daiane dos Santos. Foto: divulgação

Meeting Festuris debate o futuro do turismo, IA e a diversificação das experiências

O turismo do futuro tem cheiro, sabor e afeto. Trata-se, portanto, de um ativo que oferece experiências singulares, que preservam a essência do destino e as histórias que o forjaram. Esses foram alguns dos aspectos trazidos pelos palestrantes do primeiro dia do Meeting Festuris, Feira Internacional de Turismo de Gramado, que deu início à sua programação na manhã desta sexta-feira (7), no Serra Park.

Diante dos olhares de mais de 800 pessoas, o arquiteto e urbanista especialista em história da arte Leônidas Oliveira e o secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, apresentaram as perspectivas para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos – em linha com o tema que guia o evento neste ano: Reimaginando o Amanhã. Ambos destacaram a importância de oferecer vivências profundas. “Viajar é compreender e dar sentido à sua existência a partir da experiência da sua viagem”, disse Oliveira.

Convocando a plateia para cantar junto a música Vida no Sul, de Daniel Torres, o secretário Santini apresentou as perspectivas de desenvolvimento do setor no Estado. De chimarrão em punho, ele exaltou a bebida que é a cara dos gaúchos. “Não é só um chá, é um ritual”, afirmou. A partir da tradição do mate, o secretário ressaltou a essência de cada região como o mais potente ativo do turismo de um local. “Aquilo que muitas vezes escondemos por vergonha ou preconceito passou a ser nosso maior ativo turístico”, defendeu, relembrando a época em que se mudou de Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, para Porto Alegre, e pensou em abandonar o uso da bombacha. “Identificamos que nossa maior fortaleza está em valorizar a própria identidade”, finalizou.

A manhã também foi marcada por palestras que destacaram como a hospitalidade da rede hoteleira pode impactar positivamente a experiência dos turistas, movimentando o setor econômico de um município. Para falar sobre o assunto, o palco recebeu Cris Mors, diretora de Vendas e Marketing da Rede Laghetto, e Michel Daros, presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur). Aline Miranda, gestora de turismo do Sebrae/SC, também compartilhou a experiência no desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos. Como exemplo, apresentou a história da criação da Georrota, localizada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. “Foi um grande desafio implementar esse roteiro, pois abrange dois estados, sete municípios e mais de 250 empresas”, contou.

Tecnologia e presença

Um dos destaques do primeiro dia do Meeting foi o bate-papo inspirador com Daiane dos Santos, campeã mundial de ginástica artística. Com mediação de Lu Thomé, curadora de conteúdo do Meeting, a influenciadora esportiva abordou temas como sucesso, futuro da juventude e, claro, turismo. “Nossas experiências são feitas por gente. Ao falar em experiência, estou falando de pessoas, de contato, de memórias”, destacou.

A opinião de Daiane também foi compartilhada pelo conselheiro de empresas Roberto Lopes, que embora tenha apresentado um panorama sobre a inteligência artificial (IA), destacou a importância humana no processo de utilização da ferramenta. “Não viva sem, mas não se torne refém”, sentenciou. No setor, apontou, a IA pode ser usada de forma estratégica para potencializar os negócios, auxiliando na previsão de demanda, gestão de staff, personalização de roteiros, ofertas e marketing.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.