A LATAM Brasil marca presença no Festuris 2025, em Gramado (RS), celebrando um ano de forte operação no Rio Grande do Sul. Após a retomada das operações no estado, a companhia transportou 1,9 milhão de passageiros com origem ou destino em Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os números representam um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2023, anterior às enchentes que paralisaram por meses o transporte aéreo na capital gaúcha.
A companhia segue em ritmo acelerado no estado, superando os níveis operacionais e de passageiros anteriores às enchentes e consolidando sua liderança em market share doméstico com 36,9% — um crescimento de 3,9 pontos percentuais em relação a 2023. No mesmo período, o mercado de aviação gaúcho registrou queda de 3,2%, o que demonstra o fortalecimento da empresa localmente.
Os bons números chegam como consequência de uma série de investimentos da companhia em sua malha aérea no estado. Apenas em setembro, a LATAM inaugurou as rotas Porto Alegre-Belo Horizonte e Porto Alegre-Florianópolis. Além disso, realizou incrementos nas frequências das rotas Porto Alegre-Curitiba (de 7 para 12 voos semanais), Porto Alegre-Galeão (de 17 para 28) e Porto Alegre-Brasília (de 14 para 21).
Em voos internacionais, a LATAM elevou sua participação de 12,5% para 21,3%, de janeiro a setembro de 2023 versus o mesmo período de 2025, representando um crescimento de 70%. Os resultados foram impactados em parte pela nova rota Porto Alegre-Buenos Aires (Argentina), inaugurada também em setembro, além das já tradicionais rotas que ligam a capital gaúcha a Santiago (Chile) e Lima (Peru).
Para 2026, a LATAM já planeja um aumento de frequências na rota Porto Alegre-Guarulhos, de 50 para 56 voos semanais a partir de abril, oferecendo mais opções de voos entre a capital do Rio Grande do Sul e o principal hub de conexões da companhia, no Aeroporto Internacional do São Paulo. Lá, o passageiro da LATAM tem acesso a quase 60 destinos no Brasil e mais de 20 no exterior em voos diretos.
“No Festuris 2025, celebramos não apenas a consolidação da retomada das nossas operações no Rio Grande do Sul, mas também o início de um novo ciclo de expansão, com mais voos, mais passageiros e mais conexões, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia gaúcha”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Na 37ª edição do Festuris, um dos principais eventos de turismo da América Latina, a LATAM leva seu estande em conjunto com a Delta Air Lines, parceira global na aliança Joint Venture, com objetivo de solidificar o relacionamento com agentes de viagem, operadoras e representantes do trade turístico.
CRESCIMENTO HISTÓRICO
Desde 2021, a LATAM ampliou sua presença no país de 44 para 59 aeroportos, consolidando-se como a aérea que mais investe na aviação nacional nos últimos anos.
No primeiro semestre de 2025, a empresa ampliou em 8,5% a sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil e prevê encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%. Somente em 2025, já inaugurou 7 novas bases brasileiras: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas, Bonito, Dourados e Parnaíba.
No mercado internacional, a LATAM mantém a liderança no Brasil com voos próprios do país para 90 destinos no exterior, projetando crescimento de até 11% na oferta internacional. Entre as novidades, estão rotas já inauguradas – Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires – além de lançamentos anunciados como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
De acordo com a ANAC, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional do Brasil desde 2021 e, pelo segundo ano consecutivo, é a preferida dos viajantes corporativos no país, segundo a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe. O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.