Loja será inaugurada dia 5/11 e permitirá investigar e testar soluções concretas para os desafios do varejo físico. Foto: divulgação

Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP lança laboratório Hirota Lab em sua sede

O Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcev) lançará, no dia 5 de novembro, o laboratório Hirota Lab, em sua sede. A iniciativa tem como objetivo explorar novos conceitos, tecnologias e experiências para fomentar estudos sobre o varejo.

Com 36m², a loja será operada pela equipe da Hirota Food, que gerenciará o abastecimento, controle e cobrança dos produtos no modelo de loja autônoma. Os alunos, por sua vez, poderão realizar pesquisas acadêmicas de ponta sobre as transformações do varejo, abrangendo tecnologias, formatos e processos in loco, sob a perspectiva de consumidores, varejistas e marcas.

O Laboratório Hirota Lab funcionará com o intuito de mostrar como a loja física pode aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional para varejistas e marcas de bens de consumo.

De acordo com o professor e coordenador do FGVcev, Maurício Morgado, esta é uma iniciativa única de aprendizado e de aplicação de pesquisa ao cotidiano. “O nosso centro de estudos é multidisciplinar, sempre buscamos ficar próximos dos empresários do setor para aliar a teoria à prática e esse laboratório é a concretização dessa meta. Entender o varejo, suas peculiaridades e tendências, e apoiar o processo de desenvolvimento e evolução do setor varejista brasileiro e apresentar pesquisas são os principais objetivos do FGVcev”.

Morgado ainda ressalta o impacto da iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. “O varejo emprega cerca de 25% da força de trabalho com carteira assinada e movimenta 23% do PIB. Investir em eficiência no setor é fundamental para gerar empregos de maior valor e distribuir renda, e somente com pesquisa de ponta poderemos aumentar essa produtividade”, afirma.

Segundo o Prof. Henrique de Campos Junior, coordenador do novo laboratório, o projeto é uma parceria única no mundo, pois permite testes em um cenário real. “A maior parte dos laboratórios de varejo em escolas de negócio são simulações. O Hirota abriu suas portas para testes de campo, o que nos dará uma noção mais precisa do comportamento do consumidor e permitirá expandir as descobertas para outras unidades da rede.”

Além da eficiência, o laboratório focará na sustentabilidade. “Muitos alimentos se perdem entre o produtor e o consumidor. Um foco de pesquisa prioritário será como o varejo pode diminuir o desperdício e melhorar a qualidade da alimentação da população, o que vemos como uma responsabilidade socioambiental em larga escala”, conclui.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.