Evento oficial da ONU antecede a COP30 e destaca o papel do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono e economia circular. Foto: divulgação

Fórum Global de Inovação da ONU nos dias 05 e 06.11.25 no Rio de Janeiro

Primeiro Fórum Global de Inovação da ONU reúne líderes no Rio de Janeiro para discutir soluções em sustentabilidade, descarbonização e economia circular

Nos dias 5 e 6 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Primeiro Fórum Global de Inovação da ONU, promovido pelo UN Climate Change – Global Innovation Hub (UGIH), órgão das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O evento é o primeiro do gênero realizado pela ONU no Brasil e integra oficialmente o calendário de atividades pré-COP30, que acontece em Belém (PA) no final do mês.

Organizado pelo Instituto Sigma, com colaboração do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e o Institute of Regenerative and Resilient Economy, o Fórum tem como propósito conectar o ecossistema global de inovação à agenda climática das Nações Unidas, reunindo representantes de governos, universidades, empresas, investidores, fundações e organizações multilaterais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade, finanças verdes e economia circular.

Inovação e colaboração para transformar o futuro

O encontro marca uma nova etapa na trajetória do UGIH no Brasil, lançado durante a COP26, e que tem como missão acelerar o desenvolvimento e a aplicação de soluções transformadoras voltadas à mitigação e adaptação climática. O Fórum oferecerá dois espaços principais: o Solutions Space, dedicado à exposição de iniciativas tecnológicas e sociais, e o Interactive Space, voltado ao diálogo e à construção de parcerias estratégicas.

Entre os temas em destaque estão a relação entre clima e saúde, o financiamento da inovação climática e o papel dos governos subnacionais na transição para economias de baixo carbono. A abertura contará com líderes globais como Nitin Arora, líder de equipe da UNFCCC; James Grabert, diretor de mitigação da ONU para o Clima; e Ana Asti, subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

No painel sobre saúde e mudanças climáticas, participam Dr. Freedom-Kai Philips (Deloitte), Dr. Arnab Ghosh (Weill Cornell Medicine), Maria Paula Fidalgo (Peace Embassy), Juliana Elorza (Inner Development Goals) e Dr. Alan Dangour (Wellcome Trust).

Já a sessão “Accelerating Innovation for Climate Transition” será moderada por Marcelo Freire, CEO da Sigma e ex-secretário nacional de Meio Ambiente, e reunirá nomes como Pierre Duquesne (Prime Space-as-a-Service), Ben Jorgensen (International Cleantech Network), Ézio Santos (Aperam BioEnergia) e Pedro Maranhão (ABREMA).

Também participam do encontro líderes de empresas e instituições de referência global, entre elas a OMA Ativos Ambientais, pioneira em créditos de plástico e soluções em economia circular, a Thopen, especializada em inovação aberta e ecossistemas digitais sustentáveis, e a UNESP, reconhecida por sua atuação em pesquisa científica e políticas públicas ambientais e a UNESCO. As organizações apresentarão iniciativas que conectam ciência, tecnologia e finanças verdes para acelerar a transição rumo a uma economia regenerativa.

Brasil no centro da agenda climática global

Ao longo dos dois dias, o Fórum também sediará a 17ª edição do Systemic Innovation Workshop do UGIH, voltado ao desenvolvimento de projetos de impacto por meio da colaboração entre governos locais, startups, instituições financeiras e centros de pesquisa.

Segundo Marcelo Freire, CEO do Instituto Sigma, o encontro cria um espaço de cocriação e convergência de ideias capaz de transformar visões de longo prazo em projetos concretos e escaláveis, fortalecendo a cooperação entre os setores público e privado.

“O Primeiro Fórum Global de Inovação da ONU é um marco para o avanço da economia regenerativa. Ao fomentar investimentos e novas parcerias, o evento posiciona o Brasil no centro da agenda global de inovação climática rumo à COP30”, finaliza Freire.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.