As políticas de Estado de apoio ao ecossistema inovador gaúcho marcaram a participação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) no Tecnopuc Experience, realizado nesta quinta-feira (30) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Durante a 8ª edição do evento, que reuniu estudantes, universidades, startups e speakers, a secretária Simone Stülp apresentou iniciativas como o Comunidades Inovadoras, o RS Talentos e editais que impulsionam projetos de impacto em todas as regiões.
Simone mencionou que o programa Comunidades Inovadoras está inserido no âmbito das açõe voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico, e à inovação. Entre os objetivos está promover o desenvolvimento de tecnologias sociais para reduzir as desigualdades socioeconômicas.
Já o programa RS Talentos busca formar profissionais em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, incluindo as engenharias, e incentivar a participação dos alunos em projetos de pesquisa. “Aliando outras estratégias, buscamos o avanço do Rio Grande do Sul na lógica do fortalecimento dos ambientes de inovação na conexão com a sociedade”, resumiu Simone, ao listar iniciativas como o programa Semicondutores RS, o Professor do Amanhã e o fortalecimento dos parques tecnológicos em todo o território gaúcho.
O apoio governamental ao ecossistema inclui ainda o aporte financeiro por meio de editais de fomento. Um exemplo é o edital GameRS, lançado em 2023 pela Sict, no valor de R$ 1 milhão. O recurso foi direcionado a projetos propostos por universidades em parceria com empresas e escolas públicas visando o desenvolvimento de jogos eletrônicos com soluções digitais para os problemas observados na rede pública de ensino.
A secretária Simone Stülp apresentou iniciativas como o Comunidades Inovadoras e o RS Talentos – Foto: Édson Coltz/ Ascom Sict
O reitor da PUCRS, Manuir Mentges, enalteceu a colaboração entre universidades e o governo na criação de oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos. “Essas iniciativas geram novos negócios e empregos e fazem com que o Estado se torne mais próspero”, afirmou. O Tecnopuc Experience faz parte da Semana Acadêmica Integrada da PUCRS. A programação contemplou painéis, palestras, workshops e rodadas de pitches.