Belo Horizonte Ecossistema Municipal de Inovação - MG

Apresentamos o Ecossistema de Inovação da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. Acompanhe as principais notícias dos seus atores e faça boas conexões. Estamos valorizando quem produz inovação e incentivando o engajamento de todos.

https://brasilinovador.com.br/belo-horizonte


NOTÍCIAS E CONEXÕES


Agenda e Notícias

Trazemos uma agenda de eventos, conteúdo relevante e cases inspiradores.

Notícias do Ecossistema de Belo Horizonte


Marcas e Soluções

O Guia Brasil Inovador amplia as suas conexões com entidades, governo, corporates, indústria, comércio, serviços, investidores, universidades, ambientes de inovação e startups.

Conexões no Ecossistema de Belo Horizonte


A Mídia do Ecossistema

Somos um hub de comunicação que conecta e dá voz aos diversos atores do ecossistema, aumentando a visibilidade e impulsionando os negócios.

Saiba como participar


Comunidade

A cooperação e a troca de conhecimento são fundamentais para o crescimento, a inovação e o fortalecimento dos ecossistemas.

Todos os Ecossistemas


Rede Brasil Inovador

Brasil Inovador é uma rede colaborativa de plataformas online de conteúdo e conexões que promove os ecossistemas nacionais, estaduais, municipais e setoriais.

https://brasilinovador.com.br
https://guiabrasilinovador.com.br

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356


GOVERNANÇA DO ECOSSISTEMA DE BELO HORIZONTE


A estrutura de governança em BH envolve a articulação de diversos atores e é impulsionada por políticas públicas, como a Política de Inovação Aberta do município.

🏛️ Estrutura e Atores Chave

O principal elemento de coordenação da inovação na gestão pública municipal é o BHLab, mas a governança é mais ampla:

BHLab (Laboratório de Inovação Aberta da PBH):

Função: Estrutura de governança que coordena programas de promoção e incorporação de inovações na gestão pública, especialmente aqueles que envolvem a participação de startups.

Composição: Envolve órgãos municipais como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, PBH Ativos, Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município), e Belotur.

Objetivos: Induzir processos de inovação na administração pública, fomentar o ecossistema de inovação e melhorar a qualidade da prestação de serviços públicos.

Governo do Estado de Minas Gerais:

Atua com iniciativas que abrangem BH, como a Estratégia Estadual de Governo Digital e o fomento ao Ecossistema Mineiro de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Programas como o Cidades do Futuro (apoio à transformação digital) e investimentos em CT&I contribuem para o cenário de BH.

SEBRAE-MG:

Realiza estudos e estratégias para o ecossistema, identificando vocações estratégicas e dando apoio a startups e empresas.

Instituições de Ensino e Pesquisa (Universidades e Centros de Pesquisa):

São essenciais na formação de capital humano e na geração de conhecimento e tecnologia (ex: UFMG, PUC Minas).

Setor Privado (Startups, Grandes Empresas e Incubadoras/Aceleradoras):

Startups: BH se destaca como uma das cidades com mais startups no Brasil e com crescimento acelerado no cenário global.

Hubs de Inovação Aberta: Como o FIEMG Lab (do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MG), que conecta startups e indústrias.

Empresas de Tecnologia: A presença de grandes players e a inauguração de hubs de inovação (como o do Serpro) fortalecem a infraestrutura.

💡 Foco da Governança

A governança é marcada por:

Inovação Aberta: O uso de Compras Públicas de Inovação e o engajamento com startups (via BHLab e outros) para co-criar soluções para os desafios da cidade.

Colaboração Multiator: Esforços concentrados em alinhar os interesses e as ações dos setores público, privado, academia e sociedade civil.

Desenvolvimento Econômico: O ecossistema é visto como um motor para o desenvolvimento local, atração de investimentos e melhoria dos serviços públicos.

Belo Horizonte tem sido reconhecida globalmente como um dos ecossistemas de tecnologia de crescimento mais rápido no mundo, o que reflete a efetividade da articulação entre seus atores.


ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE BELO HORIZONTE


O Ecossistema de Inovação de Belo Horizonte é reconhecido como um dos mais importantes e em crescimento no Brasil e no mundo.

Aqui estão alguns pontos-chave sobre o tema:

🚀 Destaque Global e Crescimento

4º Ecossistema de Tecnologia que Mais Cresce no Mundo: De acordo com o relatório Global Tech Ecosystem Index 2025 da Dealroom.co, Belo Horizonte se destacou nessa categoria (“Rising Stars” – Estrelas em Ascensão).

1º da América Latina: A capital mineira também é apontada como o primeiro ecossistema de tecnologia da América Latina na mesma categoria.

Fatores de Crescimento: O relatório mede o crescimento por métricas como:

Crescimento no valor de mercado das empresas.

Volume de startups em expansão.

Criação de empresas unicórnios (empresas que atingem um valor de mercado de US$ 1 bilhão).

Maturidade de fundos de investimento locais.

Aumento de atração de capital internacional.

💡 Principais Atores e Ambientes

O ecossistema é formado por uma “tríplice hélice” (Academia, Indústria/Empresas e Governo) e diversos outros agentes:

San Pedro Valley: Considerado um marco, é o nome dado à comunidade de startups, inicialmente concentrada no bairro São Pedro, que se tornou um símbolo de inovação e empreendedorismo digital na cidade, a partir de 2011.

BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte): Atua como um importante instrumento que reúne a tríplice hélice, abrigando empresas inovadoras, centros de tecnologia e promovendo a transformação do conhecimento em benefício social.

Startups: Belo Horizonte abriga mais de 550 startups (dado de 2024), atuando em diversos segmentos, com destaque para Edtechs (educação), Healtechs/Life Science (saúde/ciências da vida), RHTechs (recursos humanos) e Fintechs (finanças).

Governo Municipal (PBH): A Prefeitura tem fortalecido o ambiente de inovação com políticas públicas, programas como o PBH Inova (que desafia startups a solucionarem problemas municipais) e iniciativas como o BHLAB.

Hubs e Aceleradoras: Existem vários players no ecossistema, como o Órbi Conecta (um hub de inovação) e programas de aceleração. O Serpro também inaugurou um hub em BH para impulsionar o desenvolvimento tecnológico nacional.

Academia: Universidades e centros de pesquisa fornecem a base de conhecimento e talentos para a inovação.

O ecossistema se caracteriza pela colaboração e pela fluidez, buscando a eficiência, a conexão entre as diversas dimensões da cidade e a redução das desigualdades territoriais através da tecnologia.


Compartilhe a nossa URL:
https://brasilinovador.com.br/belo-horizonte


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.