Maranhão Ecossistema Estadual de Inovação

Apresentamos o Ecossistema de Inovação do estado do Maranhão, Brasil. Acompanhe as principais notícias dos seus atores e faça boas conexões. Estamos valorizando quem produz inovação e incentivando o engajamento de todos.

https://brasilinovador.com.br/maranhao


NOTÍCIAS E CONEXÕES


Agenda e Notícias

Trazemos uma agenda de eventos, conteúdo relevante e cases inspiradores.

Notícias do Ecossistema do Maranhão


Marcas e Soluções

O Guia Brasil Inovador amplia as suas conexões com entidades, governo, corporates, indústria, comércio, serviços, investidores, universidades, ambientes de inovação e startups.

Conexões no Ecossistema do Maranhão


A Mídia do Ecossistema

Somos um hub de comunicação que conecta e dá voz aos diversos atores do ecossistema, aumentando a visibilidade e impulsionando os negócios.

Saiba como participar


Comunidade

A cooperação e a troca de conhecimento são fundamentais para o crescimento, a inovação e o fortalecimento dos ecossistemas.

Todos os Ecossistemas


Rede Brasil Inovador

Brasil Inovador é uma rede colaborativa de plataformas online de conteúdo e conexões que promove os ecossistemas nacionais, estaduais, municipais e setoriais.

https://brasilinovador.com.br
https://guiabrasilinovador.com.br

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356


GOVERNANÇA DO ECOSSISTEMA DO MARANHÃO


A governança do Ecossistema de Inovação do Estado do Maranhão é impulsionada por diversas iniciativas, programas e atores, com o objetivo de fortalecer a conexão e o desenvolvimento científico, tecnológico e de empreendedorismo inovador no estado.

Principais Elementos e Iniciativas:

Programa Inova Maranhão: Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), este programa tem um eixo focado no Ecossistema, visando:

Construção de um ecossistema conectado e unido.

Fomento a parcerias, fortalecimento de comunidades e aproximação de atores.

Iniciativas como o Inova Talks (aproximação Mercado, Governo e Universidades) e Papo de Cientista (divulgação da produção acadêmica).

Mapeamento do Ecossistema de Inovação: A SECTI realiza um mapeamento para identificar atores (startups, universidades, centros de pesquisa, hubs, etc.) e fortalecer as conexões em todo o estado. Este mapeamento visa dar visibilidade às iniciativas e facilitar o acesso a oportunidades e parcerias.

Comitês de Governança em Inovação: Existem esforços para a criação de Comitês de Governança em cidades como São Luís, reforçando a articulação institucional em ciência e tecnologia.

Parque Tecnológico Renato Archer: Há planos e metas para a criação da governança e realização das primeiras ações do Parque Tecnológico, com a posse de um comitê gestor.

Apoio a Startups: O Programa de Incubação de Startups Inova Maranhão (PISIM), executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), oferece incubação e mentorias, com a apresentação da governança do programa em eventos de boas-vindas.

Adesão a Programas Federais: O Maranhão, através da FAPEMA, adere a programas do Governo Federal para harmonizar metodologias e indicadores científicos, buscando uma visão mais integrada e estratégica do cenário nacional.

Atores Locais (Exemplo Imperatriz): Em outras regiões do estado, como Imperatriz, há a estruturação de Ecossistemas Locais de Inovação com a participação de Sebrae, instituições de ensino, associações e empreendedores, definindo eixos prioritários (como agro, TI e biotecnologia) e consolidando o mapa de atores.

Em resumo, a governança do ecossistema maranhense é um trabalho multiator e multinível, envolvendo o Governo do Estado (SECTI, FAPEMA), Universidades (UFMA), setor privado, Sebrae e as próprias comunidades de inovação e startups, com foco em estruturação, conexão e fomento a projetos inovadores.


ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DO MARANHÃO


O ecossistema de inovação do Maranhão está em desenvolvimento e tem sido impulsionado principalmente pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e seu principal programa, o Inova Maranhão.

Aqui estão os pontos-chave:

Programa Inova Maranhão: É o maior programa público de estímulo à Inovação do estado. Seu eixo “Ecossistema” visa construir uma rede mais conectada, fomentando parcerias, fortalecendo comunidades e aproximando atores (Governo, Mercado, Universidades e Sociedade).

Inclui iniciativas como: Inova Talks (aproximação entre Mercado, Governo e Universidades) e o programa de incubação de startups (Programa de Incubação de Startups do Inova Maranhão – PISIM).

Mapeamento do Ecossistema: A SECTI realiza o “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão” para identificar, organizar, dar visibilidade e promover o fortalecimento de iniciativas como startups, universidades, centros de pesquisa, hubs de inovação, escolas, mentores e outros agentes estratégicos.

Infraestrutura e Marcos Legais:

Parque Tecnológico Renato Archer: O Maranhão foi aprovado em edital da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a implantação deste Parque Tecnológico, o que é visto como um marco histórico para o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

Lei de Inovação do Maranhão (Lei Estadual nº 11.733): Estabeleceu um arcabouço legal sólido para incentivar a Ciência, Tecnologia e Inovação, favorecendo as atividades do futuro Parque Tecnológico.

Fomento à Pesquisa e Empreendedorismo:

FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão): Tem ampliado os investimentos e lançado editais importantes como o Tecnova III e o Maranhão 2050 para apoiar pesquisas e projetos de inovação.

Programa Centelha: O Maranhão participa deste programa nacional que apoia empreendedores com capacitação e recursos para transformar ideias inovadoras em negócios.

Outros Atores: O ecossistema conta também com a atuação de instituições como o Sebrae-MA (com programas como o Startup Nordeste e Desafio Sebrae Like a Boss), universidades (como a UEMA e a UFMA), e empresas privadas (como a Equatorial Energia, que inaugurou um espaço focado em inovação e tecnologia em São Luís).

O estado está empenhado em se consolidar como um polo crescente de inovação no Brasil, com foco em áreas como nanotecnologia, fotônica, materiais avançados e no agronegócio, alimentos, logística e biotecnologia.


Compartilhe a nossa URL:
https://brasilinovador.com.br/maranhao




Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.