Luiz Henrique Catalani, Márcio Mazutti, Luiz Henrique Catalani e Flávia Fiorin – Crédito: Carlos Macedo/Padrinho

Tecnopuc Experience: como projetos de inovação podem convergir com o mercado?

Pesquisadores debatem as estratégias para transferir conhecimentos, quais as iniciativas de apoio e as perspectivas das soluções inovadoras

Na trilha Ciência e Mercado, os temas abordados nos painéis da tarde desta quinta-feira (30), durante o Tecnopuc Experience, foram como driblar as dificuldades de inserir as pesquisas científicas no mercado, sejam em produtos, serviços ou negócios; as iniciativas de apoio; e por fim, as perspectivas. O painel From lab to market: o papel dos ambientes de inovação na geração de spin-offs e deep techs, permeou as estratégias possíveis para que o conhecimento saia do laboratório. Participaram Flávia Fiorin, gestora do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Luiz Henrique Catalani, do InovaUSP, Márcio Mazutti, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Rodrigo Quites Reis, da Universidade Federal Pará (UFP).

Sob este aspecto, o professor Catalani, do InovaUSP, acredita que a estratégia mais viável e que a USP já adota é a cocriação. “É quando a criação da tecnologia é feita em conjunto com alguma empresa que está interessada em fazer isso”, orientou Catalani. Já segundo Reis, para mitigar a dificuldade da UFP de transferir tecnologia, a solução foi incentivar uma rede de integração com outras universidades, como a de Viçosa e a de São José dos Campos. Conforme Mazutti, é difícil transferir parte do que a UFSM desenvolve.

“Acredito que é preciso investir em infraestrutura, montar um piloto. Um laboratório de pesquisa precisa ser visto como uma empresa”, afirma o pesquisador.

Flávia Fiorin pontuou: “muitas vezes, a tecnologia é vista como vilã, mas é preciso olhar com outra perspectiva”.

Nesta trilha, o painel Planejando a trajetória da ciência ao mercado, com participação da representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Aline Chianca Dantas, e Cristiane Abreu, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apresentou as iniciativas de apoio financeiro. Entre as propostas do Finep, por exemplo, para startups, Cristiane Abreu destacou o Programa Centelha, para empresas de até um ano de existência e faturamento até R$ 16 milhões. O CNPq oferece recursos para bolsistas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado para inovação e com vínculo em empresa para aplicar). Outros programas: RHAE, para pequenas e médias empresas; Inova Talentos e Inova Talentos Globais, com recursos privados.

Os painelistas Altigran Soares da Silva (UFAM); Daniela Carrion (Tecnopuc); Gabriella Sant’Anna (Cubo Itaú); e Rafael Madke (R2PHARMA), debateram Como escalar soluções inovadoras. Para o professor Altigran, é essencial que a academia e o mercado andem juntos. “É preciso ajudar a sociedade a fomentar negócios”, disse. Na UFAM ele trabalha com criação de negócios com base tecnológica. Fora da academia, existem empresas que fomentam esses negócios. “O papel da Cubo é ajudar as Deep techs a percorrer o vale da morte e chegar no mercado”, afirma Gabriella. Madke destaca a governança como pilar para o sucesso de uma ideia inovadora.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.