Nos dias 22 e 23 de outubro, a Universidade participou de reuniões com duas alianças europeias de universidades da qual a USP é a única representante da América Latina
Por Adriana Cruz
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou, no dia 23 de outubro, da assembleia geral da aliança de universidades Una Europa, organizada pela Universidade Complutense de Madri (UCM) e realizada na sede da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), em Madri, na Espanha. Essa foi a primeira reunião de que a USP participou desde que foi integrada à rede, em junho deste ano, a convite da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, que faz parte da rede.
A Una Europa congrega 11 universidades europeias – da Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França, Espanha e Cracóvia – e tem seis áreas como foco de atuação: Patrimônio Cultural; Ciência de Dados e Inteligência Artificial; Europa e o Mundo; Materiais e Tecnologias do Futuro; Uma Só Saúde; e Sustentabilidade.
O encontro em Madri reuniu os dirigentes das universidades que compõem a aliança e representantes de instituições latino-americanas que foram convidados a participar da reunião. No encontro, os dirigentes aprovaram uma declaração conjunta que reforça o compromisso com a criação de um espaço birregional de conhecimento, destaca o papel das universidades como impulsionadoras do progresso e estabelece as bases para ações conjuntas em ensino, em pesquisa e em inovação.
“Esta é a primeira vez que se avança em uma cooperação acadêmica tão estruturada e bidirecional entre universidades da Europa e da América Latina”, disse o reitor da UCM, Joaquín Goyache. “A diplomacia acadêmica muitas vezes chega aonde os governos não conseguem”, destacou.
USP e Sorbonne firmam acordo para oferecer título de Master em Gestão da Inovação a alunos da FEA
Os reitores se comprometeram a fomentar a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes, a desenvolver programas conjuntos de formação e de pesquisa e a promover a ciência aberta e o multilinguismo, com especial atenção para as seis áreas prioritárias da aliança. De acordo com o documento, deverão ser promovidas ações que visem ao reconhecimento mútuo de carreiras acadêmicas, à criação de programas interuniversitários e ao desenvolvimento de iniciativas com impacto social nas respectivas comunidades.
No mesmo dia, Carlotti participou de uma mesa-redonda, moderada pela vice-reitora de Relações Internacionais, Cooperação e Voluntariado da UCM, Rosario Cristóbal, ao lado dos reitores da Universidade de Edimburgo, Peter Mathieson; da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Christine Leduc; e da Universidade de Guadalajara, Karla Planter. Na ocasião, os dirigentes compartilharam suas visões sobre o papel da universidade em um mundo em transformação, os desafios da cooperação birregional e as oportunidades de transformação decorrentes de projetos internacionais como o promovido pela Una Europa.
Saúde global
No dia 22 de outubro, o reitor da USP participou da assembleia da Aliança Universitária Europeia para a Saúde Global (EUGLOH, na sigla em inglês), da qual a USP também passou a fazer parte recentemente. A reunião foi realizada na Universidade do Porto, em Portugal.
A EUGLOH congrega nove universidades europeias voltadas ao enfrentamento dos desafios urgentes da saúde global, que vão desde a saúde pública, doenças emergentes, mudanças climáticas e riscos ambientais até tecnologias digitais e medicina preditiva, preventiva, participativa e personalizada. Um dos principais objetivos da rede é promover o intercâmbio e a cooperação transnacional entre os estudantes e pesquisadores das instituições.
“A USP é a única universidade latino-americana a fazer parte dessas alianças, o que possibilita uma série de iniciativas que podem ser desenvolvidas em conjunto com essas instituições. As alianças europeias estão abertas e receptivas, e essas parcerias podem incrementar nossas ações voltadas para o ensino e a pesquisa”, avalia Carlotti.
Também fizeram parte da delegação da USP a diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Maria Dolores Montoya Dias; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença; e o diretor administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Fernando Dias Menezes de Almeida.