O app Desvenda visa solucionar desafios como a dificuldade de compreensão de rótulos técnicos e ingredientes, além da falta de informação sobre impacto ambiental, práticas de sustentabilidade ou adequação ao perfil de quem consome cosméticos no Brasil – país que representa o 4º maior mercado global do segmento.
A primeira versão do aplicativo foi lançada há menos de 90 dias. Nesse período, o Desvenda já atingiu 300 usuários, que têm acesso a dados de quase 10 mil produtos cadastrados na base. Também é possível obter informações de mais de 600 ingredientes e recomendações ajustadas de acordo com tipo de pele, alergias, estilo de vida e até grupos específicos como crianças, gestantes ou pessoas com pele sensível.
Reconhecimento por conectar ciência e empreendedorismo feminino
Fundada em 2021, a Ritualiza é uma empresa que a une ciência farmacêutica, inteligência de dados e design de experiência do usuário para tornar informações complexas em conhecimento acessível. “No início, o foco estava na criação de produtos conscientes, mas rapidamente percebemos que poderíamos ir além, desenvolvendo aplicações tecnológicas que amplificassem a consciência do consumidor e a transparência da indústria”, relata Cassiana Mendes, fundadora do negócio ao lado de Natália Braulio.
As duas empreendedoras iniciaram a sociedade por meio de conexões geradas no Grupo Temático ACATE Mulheres. “Empreender com a Ritualiza foi uma consequência natural das trajetórias que cada uma de nós vinha construindo”, conta Cassiana Mendes, que é doutora em Farmácia, pesquisadora e empreendedora, responsável pela curadoria científica e avaliação dos ingredientes. Natália Braulio é mestre em inovação e design centrado em dados, que conecta ciência, experiência do usuário e impacto social.
Em quatro anos, a Ritualiza obteve conquistas como a premiação no Programa Empreendedoras Tech e a aprovação no Impulsiona SC – edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) que destinou recursos para fomentar o desenvolvimento do aplicativo Desvenda.
“O apoio do ecossistema de inovação tem sido fundamental para a existência e o amadurecimento da Ritualiza. Literalmente, a empresa só existe porque esses programas nos conectaram. Além disso, os editais de fomento em que participamos foram decisivos para transformar a ideia em negócio. Sem esse tipo de apoio, não haveria recursos para empreender em um projeto de impacto como a Ritualiza, que exige tempo de pesquisa, validação e desenvolvimento tecnológico antes de gerar retorno financeiro”, afirma a fundadora.
Com o aplicativo Desvenda, a empresa almeja consolidar uma plataforma de inteligência sobre ingredientes cosméticos, capaz de gerar dados relevantes para marcas, formuladores, pesquisadores e consumidores. Cassiana Mendes acrescenta que a Ritualiza também pretende formar parcerias e captar investimentos para impulsionar o crescimento da solução e contribuir para uma cadeia de valor mais transparente e sustentável.