Urupê é a vencedora da competição, e a três primeiras colocadas são do Rio Grande do Sul, sendo duas de Caxias e uma de Garibaldi. Foto: divulgação

Mercopar: startup caxiense Urupê é a vencedora da Batalha de Startups

A Batalha de Startups realizada durante a 34ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina, teve como vencedoras três startups gaúchas. A primeira colocada foi a startup caxiense Urupê, uma plataforma que usa dados e tecnologia para transformar resíduos em receita e impacto positivo. Em segundo lugar, ficou a Bubuyog, a “Tinder do Aço”, de Garibaldi. Em terceiro, ficou a Frete Gestão Tecnologia, também de Caxias do Sul, uma plataforma desenvolvida para gestão logística de embarcadores da indústria ou do varejo.

A apresentação dos pitches das seis finalistas, a avaliação da banca de jurados e a premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 17, o último dia da Mercopar, que é realizada pelo Sebrae RS e o Sistema FIERGS. As outras três finalistas foram as startups Chappa Brasil, Eletrodara e Trampei. As três primeiras colocadas ganharam troféus.

A vencedora ganhou ainda ingresso para o South Summit Brasil 2026, R$ 10 mil em consultorias ou hospedagem durante o Summit Brasil. A segunda colocada ganhou ingresso para participação do South Summit Brasil 2026 e R$ 5 mil em consultorias ou hospedagem no Summit. A terceira colocada levou ingresso para o Summit Brasil.

A Batalha de Startups é uma iniciativa que coloca frente a frente empresas emergentes de diversas regiões do país em uma competição de ideias, inovação e estratégia. Organizada pelo Sebrae RS, tem como objetivo promover visibilidade, conexões e oportunidades reais de negócios para startups que estão transformando o setor industrial com soluções tecnológicas e sustentáveis.

A banca avaliadora da final da Batalha de Startups foi composta por especialistas do mercado, investidores e representantes do Sebrae e da indústria. São eles: Rafael Gasparim, do Instituto Hélice, Rodrigo Cavalheiro, presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Milene Rostirolla, da Rede RS Startup, Carlos Aranha, gerente de Inovação do Sebrae RS, e Mônica Bortoli, do Sistema FIERGS.

Sônia Sauer, analista de Inovação do Sebrae RS, enfatizou que na Mercopar participaram startups que têm foco das soluções voltadas para a indústria. Durante a competição, os empreendedores tiveram quatro minutos para apresentar seus pitches. Os critérios de avaliação incluíram inovação, viabilidade, impacto no setor produtivo e capacidade de escalabilidade.

“A Batalha de Startups é um espaço de aprendizado, conexão e validação de ideias diante de quem realmente pode abrir portas”, destaca Sônia. Ao todo 16 startups participaram das batalhas nos três primeiros dias de feira, e a cada dia duas foram selecionadas para a competição final.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.