Fruto da parceria entre a Embratur e a RAI, Marca Amazônia fortalece a região como produto turístico internacional (Crédito: Márcio Menasce/Embratur)

Lançada na ABAV Expo 2025, Marca Amazônia integra presença dos destinos da Região Norte

A promoção conjunta da Amazônia pelos estados da Região Norte está mais próxima. A Embratur participou, nesta quarta-feira (8), do lançamento nacional da Marca Amazônia, na ABAV Expo 2025, no Rio Centro, no Rio de Janeiro (RJ). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, também se reuniu com secretários de turismo dos estados da Região Norte para articular o lançamento internacional da marca, que acontecerá na World Travel Market (WTM) Londres, em novembro.

Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes dos sete estados da Região Norte, a Marca Amazônia vem para fortalecer a região como produto turístico internacional, valorizando e dando protagonismo a indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. O lançamento regional da logo aconteceu durante a apresentação do Plano Brasis 2025–2027, realizada em Boa Vista (RO) no início de agosto.

A nova marca também inaugura um segmento turístico inédito no Brasil: o turismo de transformação, vivenciado a partir da visita à Amazônia brasileira, que transformam para sempre o visitante e, também, o mundo, ao promover a conservação e divulgar a importância e os saberes da floresta, que podem ser encontrados em entre os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o fortalecimento da Amazônia como produto turístico único é uma saída para combater o garimpo, o desmatamento e outras atividades ilegais da região. “Para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitário, a economia verde”, elencou.

“A gente sabe o quanto isso é importante. Nós vamos ter uma COP30 na Amazônia, uma COP capaz de debater de forma profunda o que é a floresta, levando todos os chefes de estado do mundo para dentro de um estado amazônico. Então essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia. Parabéns ao trabalho de vocês”, disse Freixo.

Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, ressaltou a importância da parceria da região com a Embratur. “A Embratur tem sido um órgão essencial para o desenvolvimento do turismo da Amazônia. Estamos com todos os secretários estaduais reunidos aqui na ABAV Expo, e esse alinhamento [entre estados e a Agência] tem impulsionado o turismo de maneira técnica e profissional e nos ajuda a nos conectar com outros países, a saber quais são os potenciais que temos e entrar de uma maneira bem estruturada no mercado internacional para poder alcançar nosso objetivos”, afirmou.

Protocolo de intenções

Outra ação da Embratur nesta quarta na ABAV Expo foi a assinatura de um protocolo de intenções com Amazonas Destination. A iniciativa formaliza uma parceria voltada para promover o estado do Amazonas no mercado internacional. O foco principal da colaboração será o segmento de Turismo de Negócios e Eventos (MICE), setor de alto valor agregado e prioritário no Plano Brasis, o plano de marketing internacional do Brasil.

O documento estabelece diretrizes para atuação conjunta em ações de marketing e promoção e prevê a participação do estado em feiras, campanhas e o desenvolvimento de produtos turísticos para atrair eventos de grande porte para a região. A assinatura reforça a posição da Amazonas Destination no turismo local e destaca o compromisso da Embratur com a internacionalização de destinos brasileiros.

O presidente Marcelo Freixo assinou o documento ao lado dos diretores executivos da Amazonas Destination, Jaime Mendonça de Souza Junior e Luciana Kalvon. O grupo é uma DMC (Destination Management Companies) – empresa especializada em fornecer serviços e expertise incluindo lazer, cultura, eventos e outros segmentos, com o objetivo de atrair turistas de lazer e de negócios.

“Com esse termo de cooperação nós queremos trazer cada vez mais eventos e visitantes para o estado do Amazonas. O Amazonas, enquanto destino, está se reinventando. Manaus (AM) é um grande portão de entrada, uma cidade linda com uma história incrível, agregada a destinos de natureza, com navegação nos rios, hotel de selva, e a possibilidade de interiorização do estado, que é lindo, tem um povo muito hospitaleiro e belezas naturais sem fim”, comemorou Mendonça.

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