Levantamento mostra também concentração de startups em São Paulo, predominância do modelo B2B e hubs de inovação como principais parceiros. Foto: divulgação

Abstartups: mais de 60% das healthtechs no Brasil nunca receberam investimento

O novo estudo lançado pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups) mapeia o cenário das healthtechs no Brasil e revela que 60,9% dessas startups nunca receberam qualquer tipo de investimento, evidenciando um dos maiores desafios do setor: o acesso a recursos para expansão e escalabilidade. Entre aquelas que já captaram, os investidores-anjo lideram (43,4%), seguidos por programas de aceleração (18,1%).

Além da questão do financiamento, o levantamento mostra a forte concentração geográfica: São Paulo reúne 40,9% das healthtechs brasileiras, seguido por Minas Gerais (9,1%), Santa Catarina (7,9%), Rio Grande do Sul (6,7%) e Rio de Janeiro (5,9%).

Segundo Cláudia Schulz, CEO da Abstartups, esses dados revelam a importância de ampliar a base de apoio para o setor em todo o país. “O Brasil tem um enorme potencial de inovação em saúde, mas ainda concentrado em poucos polos. Precisamos estimular a formação de novos hubs regionais e garantir que empreendedores em diferentes estados tenham acesso às mesmas oportunidades de crescimento.”

O estudo aponta ainda que o modelo B2B é predominante (43,7%), seguido de B2B2C (36,2%) e B2C (17,3%). Já em termos de parcerias, os hubs de inovação são os principais aliados das healthtechs (53,1%), à frente de academias (33,5%) e do meio corporativo (28,7%).

O mapeamento reforça a relevância das healthtechs como atores estratégicos na modernização do setor de saúde no Brasil. Para a CEO da Abstartups, o momento é de fortalecer conexões e criar caminhos para maior escalabilidade: “As startups deste segmento estão na vanguarda da transformação digital da saúde, desenvolvendo soluções que podem impactar milhões de pessoas. O desafio agora é conectar esses empreendedores a redes de apoio e a investidores, para que o setor consiga atingir todo o seu potencial”, finaliza.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.