Diante do aumento dos crimes digitais no Brasil, a EXA, maior ecossistema de segurança digital do país, acaba de lançar a EVA, uma agente de inteligência artificial gratuita que atua diretamente no WhatsApp para combater golpes em tempo real.
A ferramenta é capaz de analisar links suspeitos, QR Codes, transações via Pix e possíveis vazamentos de e-mail. Também orienta vítimas em casos de roubo de celular ou exposição de dados, tudo de forma instantânea e sem necessidade de cadastro ou download de aplicativos.
Segundo pesquisa realizada pela EXA com 1.545 pessoas em todo o país, 44,1% dos entrevistados que já sofreram fraudes relataram golpes em que criminosos se passaram por conhecidos no WhatsApp — prática que tem se tornado cada vez mais comum.
A tecnologia da EVA conecta diferentes modelos de linguagem (LLMs) em um sistema proprietário de inteligência artificial, desenvolvido para oferecer respostas precisas e acessíveis a partir de interações no próprio aplicativo de mensagens.
“A EVA foi pensada para tornar a segurança digital mais acessível e compreensível, protegendo as pessoas no canal que elas mais usam no dia a dia”, afirma Laura Barros, vice-presidente de Marketing e Produtos da EXA.
A ferramenta já está disponível gratuitamente no WhatsApp pelo número +55 11 97015-1000.
Sobre a EXA
Nascida em 2022, a EXA oferece um ecossistema completo de proteção digital com serviços de segurança para celulares, contas bancárias, dados e armazenamento em nuvem disponíveis para empresas e usuários finais de forma integrada, descomplicada e acessível. O portfólio de produtos inclui aplicativos focados em segurança digital, VPN, Cloud, checagem de QR Code, antivírus e seguros com tecnologia.
Em 2024, a EXA recebeu um aporte de R$ 160 milhões captados via Grupo FS, maior holding brasileira de cibersegurança, para o desenvolvimento e distribuição de soluções tecnológicas que garantam um ambiente digital seguro e confiável.