Novo sistema operacional para dispositivos de colaboração com o RoomOS 26, impulsionado pela NVIDIA, entrega novas capacidades de agentes de IA para usuários e TI.
A plataforma Microsoft Device Ecosystem (MDEP) oferece segurança robusta em dispositivos Cisco executando a experiência Microsoft Teams Rooms.
Integrações da Webex Suite incluem Amazon Q index, Microsoft 365 Copilot e Salesforce para automação de fluxos de trabalho com agentes de IA.
A Cisco (NASDAQ: CSCO) lançou soluções para promover a colaboração dinâmica entre pessoas e agentes de IA no ambiente de trabalho. Na última edição do evento WebexOne, a empresa apresentou novos recursos de agentes de IA no Cisco AI Assistant, RoomOS 26 para dispositivos Cisco e integrações desenvolvidas especialmente entre dispositivos Cisco e Webex Suite. O objetivo é ajudar organizações a gerenciar facilmente e trabalhar de forma fluida com agentes digitais.
À medida que a adoção de IA acelera, o futuro da colaboração transformará como as pessoas trabalham entre si, como trabalham ao lado de novos colegas de IA e como sistemas de IA interagem entre si para automatizar tarefas e fluxos de trabalho. Essa nova abordagem de colaboração é chamada de Inteligência Conectada — onde equipes compostas por humanos e agentes se conectam e colaboram, com cada conexão permanecendo segura e resiliente nas plataformas confiáveis da Cisco.
“Com a Inteligência Conectada, estamos incorporando agentes de IA ao Webex para potencializar equipes e impulsionar novas conquistas na forma como pessoas e IA colaboram para realizar tarefas — este é o futuro do trabalho ganhando vida”, disse Jeetu Patel, Presidente e Diretor de Produtos da Cisco. “Estamos integrando agentes de IA ao Webex hoje para amplificar nossa produtividade coletiva e melhorar fundamentalmente como as pessoas se conectam entre si, como interagem com a IA e como os próprios agentes de IA colaboram.” finaliza Patel.
Aprimorando a colaboração com suporte de IA
Funcionários podem se beneficiar de agentes de IA que minimizam distrações e automatizam tarefas rotineiras, permitindo que se concentrem em seu trabalho mais importante. As inovações do Cisco AI Assistant elevam essa experiência, oferecendo novas formas para que agentes de IA apoiem proativamente os colaboradores, com capacidades como:
Agente de tarefas: Um agente de IA gera proativamente itens de ação a partir das transcrições das reuniões, reduzindo o acompanhamento manual. Disponível no 1º trimestre de 2026.
Agente anotador: Um agente de IA pode transcrever e resumir reuniões presenciais em tempo real para capturar o valor de conversas e brainstormings espontâneos. Esse agente está disponível no Webex App e em Dispositivos de Colaboração Cisco com RoomOS 26. Disponível no 1º trimestre de 2026.
Agente de enquete: Um agente de IA recomenda proativamente enquetes ao vivo durante as reuniões para estimular o engajamento e capturar feedback dos participantes em tempo real. Disponível no 1º trimestre de 2026.
Agente de agendamento de reuniões: Quando reuniões precisam ser agendadas, esse agente de IA identifica automaticamente a necessidade de acompanhamento, encontra horários em comum e propõe o agendamento. Disponível no 4º trimestre de 2025.
Recepcionista virtual para Webex Calling: Uma recepcionista virtual sempre ativa, alimentada pelo Webex AI Agent, pode automatizar consultas rotineiras, responder a perguntas de clientes e realizar tarefas como transferir chamadas ou agendar compromissos. Disponibilidade controlada no 1º trimestre de 2026.
Abordagem de ecossistema aberto: Com disponibilidade planejada para o 4º trimestre de 2025, o Cisco AI Assistant agora se integra com principais aplicativos de conhecimento empresarial, incluindo:
– Amazon Q index: Oferece acesso seguro e escalável a dados empresariais com busca semântica avançada e indexação em tempo real. Fornece respostas precisas e contextuais, permitindo que clientes obtenham insights mais rápidos e inteligentes, aumentando a produtividade das equipes.
– Microsoft 365 Copilot: Usuários do Webex agora podem pesquisar diretamente no Microsoft Copilot a partir do Cisco AI Assistant e acessar facilmente arquivos e informações do Microsoft SharePoint e OneDrive, sem sair do Webex. Além disso, uma integração recíproca permite que usuários do Microsoft Copilot pesquisem e acessem resumos de reuniões e conversas de IA do Webex diretamente no Copilot.
– Jira e Salesforce: Agentes de IA podem realizar tarefas em aplicativos de terceiros — como criar ou atualizar chamados ou gerar novos leads em nome dos usuários — via o Cisco AI Assistant no Webex App. Disponível de forma no 1º trimestre de 2026.
Capacitando funcionários com agentes de IA para colaboração
As organizações de hoje precisam de espaços de trabalho que facilitem a colaboração real e a conexão entre pessoas e agentes de IA. O RoomOS 26 — a mais recente evolução do sistema operacional inteligente de dispositivos da Cisco — utiliza IA de novas formas para oferecer experiências de colaboração aprimoradas. Dispositivos de colaboração Cisco, potencializados pela NVIDIA, trazem inteligência diretamente para a sala com novos recursos do RoomOS 26, com disponibilidade a partir do 4º trimestre de 2025:
Agente anotador: Um agente de IA pode transcrever e resumir reuniões locais em tempo real para capturar o valor de conversas e brainstormings espontâneos. Esse agente também está disponível na Webex Suite.
Agente diretor: A IA pode antecipar e se adaptar ao fluxo da reunião, entregando visualizações envolventes e cinematográficas de forma autônoma.
Zonas de áudio: Equipes de TI podem rapidamente definir limites digitais nos espaços de reunião em questão de segundos, garantindo que o Ceiling Mic Pro, com IA, capte som apenas dentro dos limites definidos.
Agente Workspace Advisor: O Workspace Advisor aproveita as câmeras avançadas e chipsets NVIDIA nos dispositivos de colaboração para criar um “gêmeo digital” dos espaços físicos. Essa representação 3D é levada ao Control Hub, usando a experiência familiar do Workspace Designer, para fornecer à equipe de TI insights para otimizar a configuração do espaço de reunião.
A Cisco está capacitando funcionários a atingirem novos níveis de inovação, eficiência e conexão humana em um ecossistema de colaboração aberto. Para acelerar a adoção e maximizar os benefícios de hardware e software inteligentes, a Cisco está trazendo a Microsoft Device Ecosystem Platform (MDEP) para seus dispositivos com NVIDIA executando o RoomOS 26.
A arquitetura exclusiva da Cisco permite que clientes que usam Microsoft Teams Rooms em dispositivos de colaboração Cisco aproveitem os recursos de segurança e inovações mais recentes da Microsoft, ao mesmo tempo em que se beneficiam das ricas capacidades de colaboração Cisco. Além disso, o Zoom for Cisco Rooms melhora significativamente a experiência de participação em reuniões Zoom a partir de dispositivos Cisco, ampliando ainda mais a flexibilidade e as opções para os clientes.
Habilitando AgenticOps e colaboração segura
Equipes de operações também se beneficiam cada vez mais de agentes de IA, e a Cisco está liderando a evolução com AgenticOps — onde agentes de IA e humanos trabalham juntos para gerenciar e otimizar a infraestrutura de TI. No Webex Control Hub, uma nova integração com o Cisco AI Canvas em breve introduzirá solução de problemas multiusuário e multidomínio por meio de uma interface generativa e de linguagem natural, impulsionada pelo Deep Network Model específico da Cisco. Isso permite que administradores de TI diagnostiquem e resolvam proativamente problemas de rede, vídeo e qualidade de chamadas — tudo em uma plataforma colaborativa unificada.
Para manter a colaboração digital segura, a Cisco está em parceria com GetReal e Pindrop para equipar o Webex com detecção avançada de ameaças — identificando deepfakes e mídias sintéticas em tempo real e capacitando anfitriões de reuniões a responder instantaneamente. Disponibilidade geral prevista para o 1º trimestre de 2026.
Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial em tecnologia que está revolucionando a maneira como as organizações se conectam e se protegem na era da IA. Há mais de 40 anos, a Cisco conecta o mundo com segurança. Com suas soluções e serviços líderes de mercado e orientados por IA, a Cisco permite que seus clientes, parceiros e comunidades inovem, aumentem a produtividade e fortaleçam a resiliência digital. Tendo o propósito como parte central, a Cisco permanece comprometida em criar um futuro mais conectado e inclusivo para todos. Descubra mais no The Newsroom e siga-nos no X em Cisco.
Sobre o Webex, da Cisco
O Webex é um dos principais provedores de soluções de colaboração em nuvem, incluindo reuniões por vídeo, chamadas, mensagens, eventos, soluções de experiência do cliente como contact center e dispositivos de colaboração desenvolvidos especialmente. No Webex, começamos pelas pessoas e suas experiências. Esse foco em oferecer experiências de colaboração inclusivas impulsiona nossa inovação, que utiliza IA e Machine Learning para remover barreiras de geografia, idioma, personalidade e familiaridade com tecnologia. Nossas soluções são fundamentadas em segurança e privacidade por design. Trabalhamos com os principais aplicativos de negócios e produtividade do mundo — entregues em um único aplicativo e interface.