Festival de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo oferece palestras, ativações de marcas e oportunidades de networking para aproximar ciência e mercado
O Tecnopuc está em contagem regressiva para um dos momentos mais aguardados de sua comunidade: o Tecnopuc Experience, que chega à sua 8ª edição em 2025. O evento será realizado no dia 30 de outubro, a partir das 9 horas, em diversos espaços do Parque. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas pelo site do evento.
O Tecnopuc Experience é um festival de inovação e empreendedorismo que integra a Semana Acadêmica Integrada da PUCRS, proporcionando aos participantes uma imersão focada em tecnologia, ciência, negócios e impacto, em um dos ambientes mais dinâmicos de inovação do Brasil e do mundo. Em 2024, o evento reuniu mais de 4 mil pessoas em mais de 80 atividades, com 140 palestrantes e durante 60 horas de programação simultânea.
Para 2025, a expectativa é superar esse público, com destaque para a audiência externa ao Parque, que vem crescendo nos últimos anos em eventos do Tecnopuc. De acordo com a organização, esse fato reforça o Tecnopuc Experience como uma vitrine nacional e internacional do Parque, fato que se concretizou em parcerias importantes para a edição de 2025. “Além do apoio das organizações residentes, atraímos parceiros externos de grande relevância, como a Finep e o CNPq, que ampliam o alcance e a qualidade das discussões com convidados nacionais. Também intensificamos as experiências que aproximam ciência e mercado. Este ano, um dos grandes destaques é o número recorde de palestrantes internacionais”, destaca Daniela Carrion, líder de relacionamento do Tecnopuc.
Entre os speakers confirmados estão Pierre Lévy, filósofo da Universidade de Montreal; Grazi Mendes, da ThoughtWorks; Rogério Timmers, da HP Enterprise; Cesar Simas Teles, do Ministério da Agricultura e Pecuária; Patryk Grzeszczuk, do 11 bit studios S.A.; Breno Renato Strüssmann, da Mercur e Carmo Requejo, da Nacar Design.
Nesta edição, a programação será estruturada em trilhas de conteúdo que refletem os pilares do Tecnopuc: pessoas, criatividade, inovação e impacto. Segundo Daniela Carrion, essas diretrizes orientaram a escolha dos palestrantes e temas abordados. “Organizamos o evento em três grandes eixos: ecossistema, que mostra a dinâmica de um ambiente de inovação conectado à universidade; ciência ao mercado, que traduz o conhecimento gerado em valor para a sociedade; e startups, expressão prática da inovação por meio de novos negócios”, afirmou.
O público também poderá visitar estandes de empresas da comunidade Tecnopuc, interagir com ativações de marcas parceiras e aproveitar uma área de alimentação com diversas opções gastronômicas. Será possível conferir a agenda completa e até mesmo criar um cronograma próprio através de um aplicativo. Mais informações serão divulgadas em breve. Além das atividades presenciais, o evento contará com programação exclusiva online, incluindo cobertura completa pelas redes sociais e pelo site do Tecnopuc.
Consolidado como um dos principais eventos nacionais de inovação e empreendedorismo, o Tecnopuc Experience se destaca por promover conexões entre empresas, startups, universidades e o público em geral. “A melhor forma de aproveitar o evento é vir com a mente aberta, o cartão de visitas na mão e a disposição para explorar assuntos fora da sua área, porque muitas vezes a inovação nasce das interseções e da multidisciplinaridade. No fim, o principal objetivo é gerar conexões que se transformem em colaboração,” conclui Daniela Carrion.