Foto: divulgação

Anprotec: delegação brasileira inicia Missão Internacional China

A Missão Internacional China 2025, organizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Programa Diplomacia para a Inovação, começou nesta segunda-feira, 8 de setembro, com a participação de representantes de 27 instituições brasileiras de ciência, tecnologia e inovação.

Logo no primeiro dia, a delegação visitou o China-BRICS Science and Innovation Incubation Park (China-BRICS SIIP), em Xiamen, onde 12 ambientes de inovação brasileiros formalizaram a assinatura de Cartas de Intenções de cooperação com a instituição chinesa. Os acordos estabelecem bases para iniciativas de soft landing, internacionalização de startups, programas conjuntos de aceleração, apoio regulatório e facilitação de conexões com investidores e empresas.

“A assinatura desses acordos demonstra, de forma muito clara, a relevância da missão. Eles evidenciam como a Anprotec trabalha para gerar valor concreto aos seus associados, articulando oportunidades que ampliam a presença internacional e fortalecem a inserção do ecossistema brasileiro nas principais agendas globais de inovação”, destacou Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec.

As instituições signatárias foram:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ)
Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (PartecJF/UFJF)
Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT)
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc)
Agência de Inovação Inova Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Durante a visita, os participantes também conheceram projetos inovadores apoiados pelo China-BRICS SIIP, como o Huajin (Pollution Abatement Initiative), o Lance (Smart Transportation Project), a New Silk Road (Malaysia Big Data Project) e a Tianwei Technology (Satellite Communication).

Articulação da Anprotec

A aproximação entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da China vem sendo construída há mais de um ano. Em novembro de 2024, a Anprotec participou do lançamento da China-BRICS Science and Innovation Incubation Network for the New Era, em Xiamen, iniciativa que busca fortalecer a cooperação internacional em áreas estratégicas como energias renováveis, biotecnologia, blockchain e TIC.

Desde então, a Anprotec tem trabalhado para identificar perfis de instituições brasileiras aptas a se conectar ao China-BRICS SIIP, consolidando uma agenda de internacionalização que, já no primeiro dia da missão, resultou na assinatura de 12 novas parcerias.

“A assinatura dessas Cartas de Intenções confirma o reconhecimento internacional da Anprotec, que há quase duas décadas realiza missões internacionais para conectar o Brasil às principais agendas globais de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, consolidamos um trabalho que reforça a credibilidade da associação e amplia as oportunidades de cooperação para nossos associados”, afirmou Luís Gustavo Peles, consultor de projetos da Anprotec e líder das iniciativas de internacionalização da associação.

Continuidade da missão

Até o dia 19 de setembro, a delegação visitará instituições de referência em Xiamen e Pequim, incluindo a Base de Inovação do BRICS, além de participar da 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), o principal encontro global de parques científicos e áreas de inovação, que começa na próxima semana, em Pequim.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.