Comemoração ocorre no dia 06 de maio, nas instalações do hub; desde a fundação, o espaço acelerou mais de 100 startups. Foto: divulgação

Edenred e BNP Paribas celebram cinco anos do hub La Fabrique

A Edenred Brasil, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, e o BNP Paribas, banco líder na União Europeia com presença em mais de 60 países, celebrarão o quinto aniversário do La Fabrique com um evento no dia 06 de maio, nas instalações do hub, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. O encontro, que irá ocorrer a partir das 17h, reunirá colaboradores da BNP Paribas e Edenred, startups aceleradas e residentes, clientes das empresas, nomes relevantes do ecossistema de inovação e ESG para uma programação especial sobre estratégias futuras no campo da inovação e da sustentabilidade.

Desde sua fundação, em 2020, o La Fabrique tem se destacado como um centro de inovação que impulsiona a colaboração entre empresas e startups, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de projetos e acesso a uma rede global de networking. Ao longo desses cinco anos, o hub acelerou mais de 100 startups e organizou oito edições do seu programa de aceleração, o La Fabrique Boost. Além disso, mais de 30 eventos foram realizados no espaço, consolidando-o como um importante ponto de encontro para o ecossistema de inovação.

Para marcar essas importantes conquistas, o evento de comemoração contará com dois painéis de discussão. O primeiro deles abordará o tema “Presente: O papel do setor financeiro na inovação em sustentabilidade”, com a presença confirmada de Ricardo Mastroti, top voice no LinkedIn em ESG, do VP de novos negócios da Visa, Eduardo Abreu, do fundador e CIO do fama re.capital, Fabio Alperowitch e da CHRO & ESG, Diretora Executiva da BNP Paribas Cardif Brasil, Fernanda Campos, e mediado pela COO da Infinito Maré, Luciana Batista, que, inclusive, é uma das startups aceleradas pelo La Fabrique no ciclo atual. Já o segundo painel, “O Futuro é Regenerativo: Estratégias Sustentáveis para um Mundo em Transformação”, será conduzido pelo João Pedro Schmitz, da MJV, consultoria de inovação em negócios. A celebração contará, ainda, com a presença de Alexandra Mias, atual Cônsul Geral da França em São Paulo, e será encerrado com um coquetel.

“Celebrar cinco anos do La Fabrique é um momento de grande satisfação para a Edenred Brasil e para todo o ecossistema de inovação. Iniciativas como essa são fundamentais para fomentar novas ideias, impulsionar o crescimento de startups e gerar um impacto positivo na sociedade”, afirma Gilles Cocolli, presidente da Edenred Brasil. “Durante o evento, vamos destacar a importância da conexão entre inovação e sustentabilidade, um princípio que tem orientado nossa atuação, pois acreditamos que essa combinação gera benefícios significativos para toda a sociedade. Também incorporamos ao encontro o conceito ‘Acting for Impact’, já adotado pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), com o qual nos identificamos profundamente. Ele traduz nossa valorização por compromissos concretos, mensuráveis e transformadores”, comenta o executivo.

“Os cinco anos do La Fabrique reafirmam o compromisso com o futuro. No BNP Paribas, acreditamos que a inovação e a sustentabilidade são forças inseparáveis para transformar negócios, enfrentar os grandes desafios do nosso tempo e deixar um legado positivo para o planeta e para as próximas gerações”, celebra Natália Lacerda Saturnino, superintendente de inovação do BNP Paribas no Brasil.

Completando as comemorações, o La Fabrique acaba de lançar a 9ª edição do La Fabrique Boost. Mantendo o formato de sucesso, as startups participantes terão acesso gratuito ao espaço por três meses, além de oportunidades de conexão com negócios parceiros e sessões de mentoria com executivos das cofundadoras. A lista de startups que integram a 9ª edição do La Fabrique Boost inclui: Acelera ESG, Destine Já, ESGNow, Infinito Mare, Inova Urbis, Mush, U-shar e Vai na Web3. “Nosso compromisso com a sustentabilidade está ainda mais presente nesta nova edição do programa de aceleração. Todas as startups selecionadas possuem conexão direta com esse tema e demonstram compromissos sólidos tanto com o desenvolvimento social quanto com a preservação ambiental. Essa sinergia com o nosso propósito é essencial para que possamos gerar impacto positivo de forma consistente e duradoura”, revela Coccoli.

Lunatic Monkey: case de sucesso

Um exemplo de sucesso do La Fabrique Boost é a startup Lunatic Monkey, uma plataforma de Customer Relationship Intelligence (CRI) que, com o apoio de inteligência artificial, registra automaticamente o histórico completo das conversas com clientes no WhatsApp, preenche essas informações no CRM e gera insights para decisões mais assertivas nas empresas. A startup alcançou avanços significativos em três frentes estratégicas durante o programa, incluindo a proteção de dados e conformidade com a LGPD, considerada essencial para a evolução por lidar com grandes volumes de dados sensíveis; a visão comercial para o varejo, com recebimento de provocações e insights valiosos sobre posicionamento e venda para grandes operações; e o fortalecimento da autoridade e posicionamento de marca, utilizando o selo de aceleração para aumentar a credibilidade junto ao mercado, investidores e parceiros.

O respaldo de grandes marcas envolvidas no hub foi fundamental para a Lunatic Monkey transmitir confiança ao mercado e aos investidores. As conexões criadas no programa viabilizaram Provas de Conceito (POCs) que fortaleceram a tese de negócio da startup e abriram caminho para o aporte recebido. Mesmo após o encerramento oficial do ciclo, a empresa continuou se relacionando com o La Fabrique, mantendo contato com mentores e iniciando testes práticos com o setor comercial. “A participação no La Fabrique Boost foi transformadora. O programa não só nos deu a credibilidade e o conhecimento técnico essencial em áreas como LGPD e estratégia comercial, mas também abriu as portas que levaram ao nosso primeiro aporte. O apoio do hub e as conexões que fizemos foram cruciais para validar nossa tese e nos preparar para o crescimento”, comenta Vinicius Angelini, CEO e Fundador da Lunatic Monkey.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.