“A indústria do Rio Grande do Sul tem um papel muito importante no crescimento do Brasil. Somos destaque na produção de biodiesel, com quase 30% de tudo o que o país consegue fazer. Também somos fortes no biogás e no biometano. Ainda temos grande chance de crescer na produção de hidrogênio verde, para usar aqui e vender a outros países”, destacou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, durante sua visita a Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis (BioTECH Fair), nesta quarta-feira (26).
O evento, que ocorre de 26 a 28 de março, no Centro de Eventos da FIERGS, é promovido pela entidade, juntamente com o Sindienergia-RS, Sindimadeira, Sindbio-RS e a Porthus. Além de apresentar as novas tendências e tecnologias do setor energético, a BioTECH, oferece oportunidades de networking e consolidação de negócios, e é o ponto de encontro para o debate a respeito do aproveitamento racional de energia, proveniente de fontes alternativas, com a realização do Congresso Internacional de Bioenergia e do Fórum Regional de Geração Distribuída.
OPORTUNIDADE COM O HIDROGÊNIO VERDE
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), por meio do seu Instituto de Inovação (ISI) em Engenharia de Polímeros, apresentou as “perspectivas para o transporte de hidrogênio de baixo carbono (H2BC) no Rio Grande do Sul”, uma iniciativa que visa propor soluções poliméricas para o transporte desse gás. “O hidrogênio de baixo carbono tem se destacado como uma alternativa promissora para a transição energética, e o Rio Grande do Sul possui um grande potencial para se tornar um protagonista nessa cadeia de valor”, explicou o gerente de operações do ISI em Engenharia de Polímeros e integrante da equipe do projeto, Jordão Gheller.