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Carlos Schwabe (co-fundador), Vitor Soares da Silva (parte do time fundador e Chief Revenue Officer), Vinicius Schroeder (co-fundador e CEO), Guilherme Ninov (co-fundador), Thiago Paz (parte do time fundador e Head of Finance & Ops). Foto: Divulgação.

Startup Brick recebe R$ 5 milhões para impulsionar IA em prevenção a fraudes

Com mais de 600 clientes, a startup quer se tornar a principal escolha para equipes que buscam automatizar a análise de riscos, reduzindo fraudes e gerando mais eficiência e economia

A Brick, que se posiciona como um orquestrador inteligente potencializado por IA na automação de prevenção a fraudes e subscrição, anuncia o aporte de R$5 milhões em uma rodada seed. O investimento conta com a participação dos fundos Honey Island by 4UM e Broom Ventures – este último sediado no Vale do Silício – além dos investidores-anjo Alessio Alionço (CEO do Pipefy) e João del Valle (CEO do EBANX).

O investimento marca um novo momento para a startup, que começou oferecendo seguros de frotas, mas viu sua tecnologia se destacar como um produto independente. Agora, a Brick está dobrando a aposta em sua plataforma, que orquestra provedores de dados, agentes de inteligência artificial e regras de negócio para automatizar a análise de prevenção a fraudes e subscrição.

Fundada em 2021 pelos sócios Vinicius Schroeder, Guilherme Ninov e Carlos Schwabe, a Brick nasceu para oferecer seguros mais acessíveis para frotistas, com um grande diferencial: um software que automatiza a análise de perfil de condutores, detecta fraudes e faz a subscrição de forma ágil.

À medida que o produto evoluiu, a empresa identificou uma forte demanda por sua tecnologia entre empresas que gerenciam riscos em suas operações – especialmente locadoras de veículos, que hoje representam a maior parte de sua base de clientes. Percebendo estar diante de uma oportunidade ainda maior, a Brick decidiu mudar a estratégia e priorizar o software como seu principal negócio.

Rodada Seed: foco na tecnologia e expansão
Atualmente, a empresa já atende mais de 600 clientes, incluindo algumas das principais locadoras de veículos do país. Com o novo aporte, a Brick planeja expandir a aplicação de sua tecnologia – anteriormente utilizada internamente na operação de seguros – para seguradoras e proteções veiculares, trazendo inovação para um mercado ainda maior e que enfrenta desafios com processos manuais e ineficientes.

“Nossa equipe trabalhou incansavelmente para construir a Brick, e estamos muito animados com a parceria com a Honey Island e a Broom Ventures – fundos com vasta experiência no setor e alcance global. Esse investimento representa mais um importante passo para concretizar nossas ambições. Ainda exploramos apenas uma fração do potencial que a automação e a otimização de decisões com IA podem oferecer para aprimorar os processos críticos de prevenção de fraudes e subscrição”, ressalta Vinicius Schroeder, CEO e co-fundador da Brick.

Desde sua rodada anjo, a Brick tem combinado crescimento e eficiência. A startup multiplicou sua receita anualizada em 16 vezes, mantendo um “Burn Multiple”, indicador que relaciona o capital gasto ao crescimento da receita, de apenas 0,2x – ou seja, sendo extremamente eficiente em capital. Com a nova captação, a expectativa da empresa é alcançar maturidade para uma rodada de Série A dentro dos próximos 24 meses.

Os resultados conquistados no curto período de tempo foram os responsáveis por atrair o novo investimento, conduzido pelo fundo Honey Island by 4UM – lançado em 2021 pela Honey Island Capital, venture capital criada pelos fundadores do EBANX, em conjunto com a gestora de recursos 4UM Investimentos.

Mariana Foresti, Managing Partner da Honey Island Capital, destaca as motivações para o aporte na startup: “Nós acompanhamos a Brick há um bom tempo e fatores como a qualidade técnica e operacional do time, a validação do produto com alta aderência no segmento de frotas e a eficiência para chegar até onde estão foram fatores decisivos para o investimento”, ressalta. “A Brick já provou sua eficiência no segmento de frotas, e a solução tem potencial para impactar profundamente o setor de seguros, trazendo mais inteligência, segurança e eficiência para um mercado que movimenta bilhões e ainda sofre com fraudes e processos ineficientes”, completa.

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Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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