Pátio de sucata Gerdau | Créditos: Divulgação Gerdau

Gerdau e Randoncorp ampliam parceria estratégica em economia circular

Iniciativa visa otimizar a reciclagem de sucata metálica reforçando o compromisso das empresas com a sustentabilidade

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a Randoncorp, multinacional brasileira referência em soluções para mobilidade, anunciaram uma parceria que reflete um avanço significativo na promoção da economia circular.  Duas maiores empresas gaúchas, que colocam a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos de negócio, irão otimizar a reciclagem de sucata metálica proveniente das operações da Randoncorp, que anteriormente vendia sucata por meio de leilões periódicos.

Com a implementação do novo modelo, a sucata metálica será coletada e transportada pelas empresas parceiras para a unidade de produção de aços especiais da Gerdau em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Ao chegar na usina, o material será reintroduzido no processo de produção de diversos tipos de aço, que futuramente poderá ser fornecido para a própria Randoncorp, além de outras empresas. A parceria também abrangerá outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio desses materiais para aterros e maximizar seu aproveitamento no processo produtivo.

“Essa iniciativa, em conjunto com um de nossos grandes clientes, contribuirá para reforçar o posicionamento da Gerdau como referência na produção de aço com baixa pegada de carbono. A colaboração entre as empresas será um motor para acelerar a prática da economia circular, indo além da reciclagem e buscando promover a conscientização, incentivando e educando o público sobre a importância da destinação correta de resíduos para o meio ambiente. Estamos orgulhosos de estar ao lado da Randoncorp, que, assim como nós, está comprometida a contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma Denis Gomes, líder de metálicos da Gerdau.

Todo o fluxo de coleta e transporte da sucata será rigorosamente monitorado, garantindo que a totalidade do material seja destinado à reciclagem. A operação será realizada por equipes capacitadas, assegurando conformidade com normas ambientais e de segurança. A colaboração entre as duas empresas representa um marco na aplicação prática da economia circular e no compromisso com a sustentabilidade. Além de melhorar a eficiência do processo de reciclagem, a parceria estabelece um modelo de referência para a indústria em termos de gestão de resíduos e redução do impacto ambiental.

Com a vigência do contrato, a Randoncorp passa a reciclar 10 mil toneladas de sucata anuais, o que corresponde a um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. Os outros dois terços, cerca de 20 mil toneladas, já são aproveitados nas fundições da companhia.

“A jornada de compromissos com a sustentabilidade faz parte da trajetória da Randoncorp, que sempre direcionou esforços para o crescimento sustentável do planeta, das pessoas e dos negócios. Estamos muito felizes em ter a Gerdau como parceira na expansão da nossa agenda com a economia circular nas diferentes etapas da nossa operação, reduzindo o uso de materiais, aumentando a vida útil dos produtos e investindo em estratégias para a reciclagem e reutilização de resíduos. Estamos sempre preocupados em aliar ações de reduções da pegada de carbono, mas sobretudo, na descarbonização do todo o ecossistema”, destaca Marcos Baptistucci, Chief People & Culture Officer e ESG da Randoncorp

As empresas envolvidas já estão expandindo a parceria para além da sucata metálica, abrangendo também outros tipos de resíduos com potencial de reciclagem e reaproveitamento na cadeia do aço. No início, serão coletados três tipos de materiais: sucata ferrosa, sucata não ferrosa e o coproduto, que será tratado como um recurso aproveitável, em vez de ser considerado resíduo. O objetivo é encontrar o melhor uso para esse último, eliminando ou reduzindo sua geração.

Desde o início da operação, com otimizações e melhor aproveitamento das cargas, já foi possível reduzir em 20% a quantidade de coletas diárias. Com isso, a Gerdau segue comprometida com a redução das emissões e a otimização do transporte, reduzindo também o risco de exposição de pessoas dentro das plantas.

Essa parceria faz parte dos esforços contínuos da Gerdau para diminuir as emissões de carbono e fortalecer relações com parceiros estratégicos. Ambas as empresas garantem que a sucata tenha o destino correto, sendo reintroduzida no processo produtivo. Todo o fluxo de coleta é monitorado, desde o transporte até a queima nos fornos, assegurando que todo o material seja reciclado.

O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. A Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

A Gerdau e a Randoncorp também são parceiras na Addiante, uma joint venture que atua em serviços de locação de veículos pesados e equipamentos.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.