cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
As mudanças, as inovações em uma sociedade, começam dentro das pessoas e acontecem pela prática permanente dos VALORES UNIVERSAIS.

Maria Elena Johannpeter: Os valores da humanidade

OS VALORES DA HUMANIDADE

Todos nós sabemos o quanto algumas palavras se mantêm na moda e as que mais tenho ouvido, na última década, tem sido: evolução, inovação, criatividade e disrupção. Fico me perguntando o que realmente queremos com o uso dessas palavras? Buscamos a evolução para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento? A inovação, como novidade?  A criatividade, como qualidade? A disrupção como a interrupção do curso de um processo, visando à melhoria? Enfim, estariam estas sujeitas ao efêmero?

Parece-me que as mudanças significativas, as que realmente fazem a diferença, são as mais difíceis e trabalhosas porque estão no nosso nível interno de desenvolvimento. Somos criativos externamente e usamos ferramentas de gestão como mecanismos que, talvez, venham a ser substituídos brevemente.

Desde a época dos pensadores gregos, e também em todas as tradições culturais milenares, os valores internos sempre foram exaltados. Portanto, em nosso íntimo, temos algo que “não sai da moda”, algo que também é reconhecido e denominado como VALORES UNIVERSAIS, tais como ética, moral, respeito, honestidade, generosidade, amor, paz, solidariedade, liberdade e justiça.

Vejamos, como exemplo, as empresas que se preocupam em oferecer produtos de procedências confiáveis. Estas, evidentemente, estão dentro da lógica do valor RESPEITO ao cliente, e mantendo este com o direito de usar a sua LIBERDADE de escolha pela marca desejada.

Na política, quando usado o valor da ÉTICA, tal atitude submete os processos à evolução gradual de eficientes parâmetros sociais, econômicos e políticos de uma população, sem necessidade de revolução traumática, porque as mudanças são alcançadas sem violência, através de reformas e, portanto, com o viés da PAZ.

Atualmente, ser criativo, “think outside the box” (pensar fora da caixa), é ser original. Trata-se de não seguir as normas pré-estabelecidas e de não repetir o que já foi feito milhares de vezes e que, embora possa ter trazido resultados para o bem de todos, restringem-se a determinados limites. Será que isso é, puramente, criatividade? Na verdade, aqueles que estão, não apenas intelectualmente, mas emocional e espiritualmente presentes nas relações humanas e negociais se tornam mais aptos e capazes de atuar no campo da realidade, por que se põem em movimento. O filósofo e educador Rudolf Steiner (1861-1925) dizia: “não posso esperar que algo mude lá fora na vida social se eu mesmo não me puser em movimento”.

Portanto, é imprescindível não confundirmos e nem esperarmos que apenas ferramentas ou instrumentos de gestão mudem realidades que não gostamos. As mudanças, as inovações em uma sociedade, começam dentro das pessoas e acontecem pela prática permanente dos VALORES UNIVERSAIS. São esses movimentos internos que efetivamente levam à evolução.

Agora, eu deixo para você que acompanhou essa leitura até aqui, que responda qual o significado dessa reflexão, e como você une VALORES a tudo o que você pratica, em todos os momentos de sua vida. Pergunte a você mesmo: eu SOU Valores ou eu TENHO Valores? Você percebe a diferença? Qual é a diferença para você? Se quiseres compartilhar comigo, ficarei muito honrada.

Meu abraço,

Maria Elena Pereira Johannpeter
Palestrante, consultora e fundadora da ONG Parceiros Voluntários. Apaixonada por cocriar a expansão de consciências e transformar vidas para o sucesso e a felicidade.

Rede PV
Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há mais de 25 anos, com o propósito em transformar o mundo em um lugar melhor para as pessoas viverem. A Rede PV potencializa o impacto positivo nas comunidades com o desenvolvimento de tecnologias sociais e soluções personalizadas junto aos parceiros. Com foco no desenvolvimento sustentável, tem projetos sendo realizados em diversas cidades pelo Brasil. Uma rede colaborativa, envolvendo agentes internos e externos, atende o ecossistema social, composto por empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado.

Saiba mais:
https://parceirosvoluntarios.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.