cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Susana Kakuta | Estrategista em Inovação de Impacto | Empreendedora em série | Especialista em gestão de Startups

Susana Kakuta: Sobra inovação. Falta gestão. É por isso que startups morrem.

Sobra inovação. Falta gestão. É por isso que startups morrem. Ou melhor, é também por isso!

O Vale da Morte das hashtag#startups é conhecido como ponto de inflexão entre a validação e a escala, quando o capital próprio dita o tamanho dos recursos e, em razão da escassez, qualquer revés pode ser letal para o negócio.

Não precisaria ser sempre assim! Entendo que a característica das startups torna o risco algo intrínseco, mas há muito que podia ser corrigido com gestão profissional, seja de recursos, de pessoas ou de processos.

A maioria dos empreendedores já quer começar com a mão na massa. “Depois a gente vê essa história de sociedade e de regime fiscal. O importante é lançar no mercado”.

Embora a falta de burocracia e ritos corporativos sejam fundamentais para a gestão ágil, é também um dos motivos que tornam as startups mais expostas aos reveses de mercado.

É por isso que startups morrem mais do que empresas! Porque se expõem mais, relevam processos em detrimento da velocidade e lhes falta controle de caixa no estágio de bootstrapping.

Para reduzir o nível de mortalidade das startups, é essencial implementar práticas de gestão mais robustas desde o início. Uma das primeiras resoluções é adotar uma abordagem mais estruturada e planejada para a gestão financeira.

Criar um plano de negócios detalhado, a definição clara de metas financeiras e a implementação de um sistema rigoroso de controle de fluxo de caixa .

A contratação de profissionais com experiência em áreas críticas, como finanças, operações e marketing, pode trazer a expertise necessária para navegar pelos desafios do crescimento e da escalabilidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.