cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Foto: Divulgação

Instituto Mauá revoluciona o transporte de órgãos com projeto inovador

O Instituto Mauá de Tecnologia, uma das instituições mais respeitadas no campo da inovação tecnológica no Brasil, recebeu o Prêmio Automação 2024 da GS1 Brasil na categoria Educação, com o projeto “Embalagem Inteligente para o Transporte de Órgãos”, uma iniciativa que estabelece novos padrões de segurança, eficiência e rastreabilidade no transporte de órgãos para transplantes.

O projeto, que aborda um dos maiores desafios logísticos da área de saúde, alia tecnologias de ponta para garantir que os órgãos cheguem ao destino em condições ideais, minimizando o risco de comprometimento. Além de oferecer uma solução tecnológica de excelência, o Instituto Mauá de Tecnologia também propõe normatizar todo o processo de transporte, criando um modelo que pode ser replicado em escala nacional e internacional.

Tecnologia avançada para salvar vidas

A embalagem inteligente utiliza o QR Code Padrão GS1 e o Digital Link para fornecer informações detalhadas em tempo real sobre o transporte. Esses padrões permitem que cada caixa seja rastreada desde a saída até a chegada ao hospital ou centro cirúrgico, com dados acessíveis por meio de smartphones ou dispositivos integrados. As informações incluem a localização da embalagem, a temperatura interna, a integridade do conteúdo e até notificações sobre qualquer alteração nas condições que possa colocar o órgão em risco.

“Com as soluções propostas pela GS1, criamos um sistema que garante total rastreabilidade e segurança. É possível acompanhar todas as etapas do transporte e assegurar que o órgão chegue ao seu destino em condições ideais”, explica Fernando Martins, chefe da Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.

Além do QR Code Padrão GS1, o sistema também integra o protocolo SGTIN-96, que associa de forma inviolável cada embalagem a um banco de dados único, e antenas RFID, que registram automaticamente a entrada da embalagem em hospitais ou centros cirúrgicos equipados com a tecnologia.

Soluções práticas para desafios críticos

Um dos diferenciais da embalagem inteligente é o sistema de monitoramento remoto, que elimina a necessidade de gelo tradicionalmente usado para manter a estabilidade térmica. Em vez disso, a solução utiliza sensores IoT para controlar a temperatura, um visor digital que exibe as condições internas e alarmes que alertam sobre qualquer alteração que possa comprometer o órgão.

Esses recursos mitigam problemas logísticos frequentemente responsáveis pela recusa de órgãos para transplantes, que impactam diretamente as milhares de pessoas que aguardam na fila. “Estamos criando um legado para a sociedade. Essa embalagem não é apenas um equipamento; ela redefine como o transporte de órgãos deve ser feito, aumentando a eficiência do sistema de saúde e, principalmente, salvando vidas”, destaca Martins.

Reconhecimento e impacto social
A conquista do Prêmio Automação pela segunda vez reforça o papel do Instituto Mauá de Tecnologia como um agente de transformação na área da saúde. João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, ressalta a relevância da iniciativa: “Projetos como este mostram como os padrões GS1 são essenciais para setores críticos. Eles garantem eficiência, rastreabilidade e segurança, elementos fundamentais para salvar vidas e melhorar processos”, afirma, ao destacar que o projeto demonstra como a colaboração entre instituições acadêmicas e parceiros estratégicos pode gerar soluções de alto impacto para a sociedade.

Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 59 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.