Encontro reuniu especialistas, gestores e empreendedores em torno da inovação e do desenvolvimento urbano. Foto: Carlos Nogueira. Foto: divulgação

Santos debate cidades inteligentes em evento no Parque Valongo

O último dia do ColaBora Mundo — evento que reuniu especialistas, gestores e empreendedores em torno da inovação e do desenvolvimento urbano — foi marcado pela palestra Cidades Inteligentes, nesta quarta-feira (29).

O painel teve mediação do jornalista Gustavo Klein e contou com a participação de Fernando Oliveira, especialista em Cidades Inteligentes da UFSC, Cristiane Pereira, diretora-presidente do Instituto MultipliCIDADES e presidente da ASSESPRO-DF, e Eduardo Bittencourt presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, que representou Fábio Ferraz, secretário de Governo.

Os palestrantes discutiram como a tecnologia, a gestão de dados e a participação cidadã podem transformar os centros urbanos em espaços mais eficientes, sustentáveis e inclusivos.

O presidente do Parque Tecnológico destacou as ações que vêm consolidando Santos como referência nacional em governança digital e inovação pública, ressaltando o papel do equipamento na integração entre poder público, universidades e setor privado. “O Parque Tecnológico atua com um modelo de governança que une universidades, empresas e o poder público para criar soluções conjuntas”, explicou Bittencourt.

“Estamos estruturando o Conselho Municipal de Inovação, o Fundo Municipal de Inovação e o Prominnova, programa que vai oferecer incentivos fiscais para empresas que investirem em tecnologia”, acrescentou.

TECNOLOGIA

Fernando Oliveira reforçou que a tecnologia deve ser vista como meio, e não como fim, no processo de construção das cidades do futuro. “Precisa estar a serviço da qualidade de vida. As cidades inteligentes também devem ser humanas sustentáveis e criativas”.

Já Cristiane Pereira lembrou que o desenvolvimento urbano inteligente depende do entendimento profundo do território e de uma visão integrada sobre a cidade. “Em Santos, o Parque Tecnológico é mais do que um prédio — é um, ecossistema que envolve vários quarteirões e precisa ser pensado como um bairro de inovação, capaz de atrair empresas e fomentar novos negócios”.

Os participantes também abordaram desafios comuns às cidades brasileiras — como mobilidade urbana, meio ambiente e gestão de recursos — e apontaram caminhos para o uso estratégico de tecnologias e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida.

 

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.