Foto: divulgação

Novo prédio na sede do Sistema FIERGS vai integrar educação e inovação

Uma estrutura especializada na verticalização da educação até a inovação, com o objetivo principal de elevar a competitividade da indústria. Assim pode ser definido o novo prédio que será construído junto à sede do Sistema FIERGS, na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre. Com investimento de R$ 50 milhões, a edificação de cinco andares abrigará atividades do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), além do Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra), unidade focada na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para a agroindústria brasileira.

O prédio abrigará aulas de Ensino Fundamental, Ensino Médio Profissionalizante e Ensino Superior, como mestrado, doutorado e MBAs. Também haverá um espaço para startups. Segundo o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a nova estrutura ressalta a força da inovação e a importância da retenção de talentos, que são dois dos quatro pilares da sua gestão. “Com esse prédio, poderemos ampliar a qualificação de profissionais gaúchos e as pesquisas sobre novas tecnologias. É mais uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e para a criação de um polo de inovação e tecnologia.”

A estrutura de cinco andares terá uma área total de 7 mil metros quadrados e o início das obras está previsto para 2026. Já a inauguração ocorrerá em 2027. Diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta destaca que esse será o primeiro prédio construído de forma conjunta entre as três entidades e que o conceito da verticalização da educação é muito relevante para o Sistema FIERGS, justamente porque abrange as diferentes atividades ofertadas.

“Será uma edificação com essa característica de muitas áreas multiuso, como salas e espaços de ideação e de prototipagem. A lógica é conseguirmos mostrar, em um prédio só, todo o caminho profissional possível para os jovens. Queremos que seja um espaço onde não só façamos essa esteira da educação até a inovação, mas também que consigamos criar multiplicadores, seja para dentro das escolas públicas e privadas ou para dentro da indústria”, explica.

Conforme Susana, as áreas de conteúdo estarão alinhadas com o conceito do Cedra, abrangendo microeletrônica, automação, internet das coisas e robótica. A ideia é que o prédio também já esteja embarcado com soluções digitais e que proporcione vivências aos frequentadores para que obtenham um conceito diferenciado de inovação e, assim, atuem para elevar o grau de competitividade da indústria.

“É um conceito totalmente novo. E é importante porque a competividade da indústria está associada diretamente à inovação e à produtividade, fatores que estão intrinsecamente ligados à educação. Não tem como inovar dentro da indústria sem ter um trabalhador bem formado, por isso, investimos nessa junção de forças: o Sesi-RS com sua excelência pedagógica, o Senai-RS com o ensino profissionalizante, vindo com a sua faculdade para cá, e um projeto de excelência como o Cedra”, enfatiza a diretora-geral.

Novo prédio será construído na sede da FIERGS, em Porto Alegre

O Sistema FIERGS apresentou como irá funcionar seu centro de competência em agronegócio digital, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Batizada de Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra), a unidade é focada na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para a agroindústria brasileira.

Desde 2024, as operações do centro funcionam junto ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, em São Leopoldo, sob o lema “tratar a ciência como negócio”. A iniciativa funciona como uma “associação tecnológica”, onde empresas pagam uma anuidade para ter acesso a um ecossistema completo de inovação, influenciando diretamente a direção das pesquisas. O Cedra já conta com sete indústrias associadas — Bosch, Zasso, Agrosystem, Novus, Exatron, Falker e Fockink — e 48 profissionais que atuam nos projetos.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.