cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

ABVTEX: A importância da economia circular e do descarte consciente de roupas

Em um cenário em que apenas 1% das roupas usadas é reciclada, ABVTEX reforça a importância das práticas sustentáveis e do descarte correto por meio de iniciativas de educação e conscientização

Apenas 1% das roupas usadas são recicladas para a criação de novas peças, segundo o estudo New Textiles Economy, feito pela Fundação Ellen MacArthur, instituição global que incentiva a sustentabilidade no planeta. De acordo com o levantamento, mais de US$ 500 bilhões são perdidos todos os anos devido à subutilização de roupas e à falta de reciclagem.

Nesse sentido, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) destaca junto ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, a importância da economia circular e do descarte consciente de roupas e calçados.

A economia circular propõe um novo paradigma: em vez de seguir o modelo linear de produção e descarte, busca-se prolongar o ciclo de vida das peças, promovendo a reutilização, reciclagem e a redução de resíduos. Nesse contexto, a ABVTEX se destaca como uma voz ativa na promoção de práticas sustentáveis e na conscientização sobre a importância da economia circular. A entidade tem se empenhado em disseminar informações por meio de suas Pílulas de ASG (Ambiental, Social e Governança), que visam educar e engajar a cadeia produtiva do varejo de moda sobre a importância de integrar a sustentabilidade em suas operações.

“É fundamental que todos os envolvidos na cadeia de valor da moda compreendam seu papel na economia circular. O descarte responsável e a reciclagem de roupas e calçados são passos essenciais para minimizar os impactos ambientais no planeta e estimular o consumo consciente”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Estamos comprometidos em promover ações que incentivem a conscientização e a mudança de comportamento, não apenas entre os consumidores, mas também entre os varejistas e fabricantes.”

Três ações principais podem apoiar a criação de ciclos de materiais seguros: alinhar os esforços existentes da indústria para harmonizar os padrões; impulsionar esforços coletivos de inovação para desenvolver e dimensionar matérias-primas e produtos alternativos seguros e processos de produção; e priorizar a agricultura regenerativa.

A ABVTEX apoia iniciativas que facilitam o recolhimento e a reciclagem de roupas e calçados, contribuindo para um ciclo de vida mais sustentável dos produtos de moda. Destacam-se práticas das varejistas associadas como a implementação de pontos de coleta nas lojas, onde os consumidores podem deixar suas peças usadas, e a parceria com empresas especializadas na transformação de resíduos têxteis em novos materiais, que têm se tornado cada vez mais comuns no setor de varejo de moda.

Além disso, com apoio e participação da ABVTEX, a CETESB lançou o Guia de Produção & Consumo Sustentável, que visa conscientizar quanto às tendências e oportunidades nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas e oferece diretrizes valiosas que podem ser incorporadas às práticas que minimizem o impacto ambiental e contribuam para um futuro mais sustentável.

Neste Dia Mundial da Educação Ambiental, a ABVTEX reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável para a indústria da moda e para o planeta, convidando todos a refletirem sobre suas práticas de consumo e descarte.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.