Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre. Evento acontece de 29 a 30 de maio no Centro de Eventos da PUCRS. Foto: divulgação.

Warm Up no Tecnopuc prepara a comunidade para o GovTech Summit

Um Warm Up do GovTech Summit reuniu, nesta segunda-feira (12), no Tecnopuc, representantes do poder público e de startups interessadas em criar soluções para os desafios desse setor. A segunda edição do maior evento GovTech do Brasil acontece nos dias 29 e 30 de maio no Centro de Eventos da PUCRS. Realizado pelo GovTech LAB, que é membro da comunidade Tecnopuc, o evento tem como objetivo impulsionar a transformação digital em governos, apresentando novas tecnologias e soluções que modernizem a prestação de serviços no setor público. 

Ao apresentar o GovTech Summit no Warm Up, Téo Foresti Girardi, fundadora do GovTech LAB, destacou a importância desse evento para conectar startups com o setor público e impactar a vida dos cidadãos por meio de soluções com base em inovação tecnológica. Para esta segunda edição, são esperadas 1500 pessoas de mais de 20 estados brasileiros e de seis países do mundo. A programação inclui mais de 50 palestras, cases e premiação.  

A conexão entre poder público e o ecossistema de inovação é impulsionada em diferentes iniciativas do Tecnopuc, como ressaltou Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, em sua fala no Warm Up. Ela contou que, um dos momentos chave foi as enchentes de maio do ano passado, quando o Parque se tornou uma espécie de QG para equipes do poder público e de empresas que atuavam juntas na busca por diminuir os danos da crise. Outras ações apresentadas por Daniela foram a edição GovTech do Tecnopuc Garage – um dos programas de desenvolvimento de negócios do Parque, que, em 2024/2 contou com apoio do GovTech LAB para impulsionar soluções para os desafios da gestão pública, e o investimento do governo britânico para que o Tecnopuc e o GovTech LAB criem um hub de inovação Govtech. 

Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre, também esteve presente no Warm Up e afirmou que iniciativas como o GovTech Summit e as apontadas por Daniela ajudam a transformar Porto Alegre em referência nesse setor. O secretário abordou, ainda, que esse movimento aproxima a gestão pública das soluções criadas por startups e permite aos empreendedores entenderem se os seus projetos estão prontos para atender o setor público. 

Na sequência, três empreendedores cujas soluções são utilizadas por governos fizeram seus pitches: Aline Brustolin, do time comercial da Maven, falou sobre a govtech que tem como foco a eficiência em documentos; Douglas Leipelt, co-fundador e CEO da TideSat, que participou da edição GovTech do Tecnopuc Garage, explicou a solução de medição do nível de corpos hídricos, como mares, rios e represas desenvolvida pela startup criada na UFRGS; e Adriana da Leve, CEO da Água Conectada, apresentou seu negócio da área de gestão hídrica e que foi destaque da edição GovTech do Tecnopuc Garage. 

E para completar o Warm Up, representantes de empresas públicas fizeram seus pitches reversos. Débora Roesler, diretora Técnica da Procempa – a empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre que trouxe para o Tecnopuc a sua unidade do Projeto Pescar, apresentou como eles têm atuado para fazer a transformação digital da cidade com foco na transformação social. Hiparcio Stoffel , diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Rio Grande do Sul, falou sobre a estratégia digital rs.gov.br a partir da qual o Estado disponibiliza 758 serviços aos cidadãos, sendo 96% deles digitais e recebendo uma média de 6,9 milhões de acesso por mês. E Jeferson Padilha e Ricardo Bonilha, da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, apresentaram o Programa de Inovação do Tesouro, abordando a importância das conexões com o ecossistema de inovação para desenvolver soluções para os desafios do setor público. Eles também convidaram os presentes a acompanhar, em 17 de julho, o lançamento do primeiro Edital de Inovação Aberta por meio de Compra Pública de Solução Inovadora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Comunidade Tecnopuc no GovTech Summit 

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) selecionou 16 startups para participar do estande oficial do Governo do Estado durante o GovTech Summit 2025. Entre elas, estão seis que integram a comunidade Tecnopuc: Água Conectada, Painelconstru, Polimihealth, TWD Medical Serviços e Vent.  

Segundo a SICT, o espaço foi pensado para dar visibilidade a soluções inovadoras desenvolvidas no Rio Grande do Sul, fortalecendo o ecossistema de inovação pública e conectando empreendedores com governos, investidores e especialistas. Durante os dois dias de evento, as startups terão a oportunidade de apresentar suas soluções, trocar experiências e ampliar redes de contatos no principal encontro de inovação no setor público do Brasil. 

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.