cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
agro-inovador-jeep-compass-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-q8
Em três volumes, a coletânea também mostra modelos de negócios e estudos de casos, como o Projeto Biogás do Município de Toledo, no Paraná; publicações estão disponíveis para download gratuito

USP: publicações trazem informações sobre produção de biogás 

O biogás, combustível de origem renovável, pode substituir com a mesma eficiência energética os combustíveis fósseis que contribuem para o efeito estufa causando as indesejáveis mudanças climáticas. É sobre isso que trata a série Modelos de negócios para o aproveitamento energético de resíduos agropecuários e agroindustriais, recém-lançada no Portal de Livros Abertos da USP neste link. São três volumes que apresentam informações tecnológicas sobre a biodigestão anaeróbica para obtenção de biogás e seus derivados, bem como modelos de negócios para a produção de biogás, principalmente originária dos dejetos animais. As obras integram o Projeto Sistemas de Energia do Futuro III, que visa a apoiar a integração das energias renováveis e eficiência energética no sistema brasileiro de energia. 

primeiro volume traz o estudo de caso do Projeto Biogás do município de Toledo, no oeste do Paraná, que executa uma configuração pioneira de produção de biogás associada à obtenção de energia elétrica e biofertilizante. Esse projeto realiza a produção de biogás utilizando dejetos animais de 41 localidades produtivas da região e a energia elétrica é para uso próprio. Uma das inovações á a adoção da produção de biogás centralizado, com o transporte dos resíduos até os biodigestores, em um modelo que busca a otimização dos benefícios energéticos e ambientais. Além disso, inclui o aproveitamento produtivo e as aplicações do digestato e dos biofertilizantes, que são coprodutos da biodigestão anaeróbia.

Desenvolvido pelas equipes da Enviroservices Consultoria Ambiental e Sustentabilidade; Portal Energia e Biogás, e Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio) – Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, o projeto contou com apoio técnico do Ministério de Minas e Energia (MME), do Projeto Sistemas de Energia do Futuro, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ, na sigla em alemão) da Alemanha. A autoria é dos pesquisadores Fabio Rubens Soares, Heleno Quevedo de Lima, Suani Coelho, Vanessa Garcilasso, Antônio Djalma Ferraz, Americo Varkulya e Danilo Perecin.

Três volumes da série produzida pelo Grupo de Pesquisa em Bionergia do IEE – Foto: Guia Biogás & Biometano/IEE USP

.
Segundo a professora Suani T. Coelho, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Bionergia do IEE, a documentação e a avaliação do projeto disponibilizadas pelo estudo podem permitir que o modelo seja replicado em outras regiões do País, incrementando ainda mais a matriz energética brasileira com a utilização de fontes renováveis de energia e o reaproveitamento de resíduos. “Espera-se que a documentação disponibilizada neste estudo possa contribuir como importante fonte de referência para a disseminação de projetos eficientes e sustentáveis de produção de biogás no Brasil e no mundo”, afirma no livro.

No segundo volume, Modelos de negócios para o aproveitamento energético de resíduos agropecuários e agroindustriais, são apresentadas informações e conhecimentos básicos sobre tecnologias para o aproveitamento energético de biomassa residual para conversão em energia térmica e elétrica, contendo inicialmente a biodigestão anaeróbia para a produção de biogás de dejetos animais, as tecnologias de purificação e principais usos do biogás e biometano, incluindo a obtenção de energia elétrica. Para efeito comparativo, apresenta algumas tecnologias térmicas de tratamento de resíduos, como a gaseificação e a pirólise; trata o processo produtivo do biogás, desde a coleta dos resíduos até a sua conversão energética, além de contemplar uma apresentação dos principais atores do processo produtivo do biogás.

Guia apresenta os principais modelos de negócios para a produção de biogás, biometano, entre outros, com destaque para a possibilidade de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos – Foto: Guia Biogás & Biometano/IEE USP

.
E, por fim, o terceiro volume traz um Guia Digital Biogás e Biometano, que trata, principalmente, de modelos de negócios para a produção de biogás. Segundo os autores, é de extrema importância que segmentos ligados ao agronegócio desenvolvam programas que atendam aos preceitos da sustentabilidade, racionalização no consumo de energias de fontes fósseis, e incentivo à utilização de fontes renováveis de energia em suas cadeias produtivas, possibilitando que o ciclo de vida de seus insumos e produtos causem cada vez menos impactos ambientais. “Os setores de agropecuária e de agroindústria têm muito a contribuir para essas questões voltadas à sustentabilidade; no entanto, é preciso modelar os negócios para que atendam a essas demandas de forma ativa”, atentam. E questionam: “Como introduzir o processo de produção de biogás em negócios tradicionais já estabelecidos?” Para atender a essa mudança, dizem, há necessidade do desenvolvimento de novos modelos de negócios, focados em novos desafios sustentáveis.

Para ver todas as publicações da série clique aqui. Para acessar o site do projeto acesse https://guiadobiogas.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.