Adriano Feil, Wayesley Heredia e Marcelo Cavalcanti – Crédito: Carlos Macedo

Tecnopuc Experience: Baterias Moura apresenta case para carros elétricos

Combinação de materiais avançados, pesquisas e a colaboração podem encontrar soluções energéticas eficientes e sustentáveis; BlueNano participou de painel

No fim da tarde desta quinta-feira (30), no Tecnopuc Experience, o painel Materiais do futuro: a nova fronteira para o armazenamento de energia, da Trilha Ciência e Mercado, focou na discussão sobre a criação de materiais avançados que estão redefinindo o desenvolvimento de baterias e sistemas de armazenamento de energia. Durante a sessão, foi apresentado o case da Baterias Moura, destacando sua liderança e atuação pioneira no desenvolvimento de baterias para carros elétricos.

Neste painel, representando a empresa, Marcelo Cavalcanti ressaltou que além de fornecer baterias para automóveis e ser conhecida por isso, a Moura também atende ao setores náutico e industrial, entre outros.

“Mais recentemente está trabalhando também com sistema de armazenamento de energia”, afirma Cavalcanti. Ele conta que quando surgiu o carro elétrico a dúvida era se seria uma ameaça à empresa, que até então fabricava baterias para carros a combustão. “A resposta foi não, porque tinha a bateria de lítio. E assim a Moura ganhou o prêmio Valor Inovação 2025”, disse.

Importante salientar que a Moura trabalha com economia circular há mais de 40 anos, com programa de reciclagem. Participam também Wayesley Heredia, do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), e Adriano Feil, da BlueNano, que atende a grandes e pequenas empresas e cede a tecnologia para o laboratório da Bateria Moura.

A última palestra do dia foi Inovação colaborativa em materiais avançados, com Misael Silva, da Merck Life Sciences. Segundo ele, a inovação está no DNA da empresa. O faturamento da multinacional é em torno de 10 milhões de euros por ano, presente em mais de 63 países, com seis marcas globais e mais de 50 fábricas, sendo uma delas a de medicamentos no Rio de Janeiro.

A empresa também atua em outras áreas, como painéis solares mais eficientes e com menos custo, e baterias, que carreguem mais rápido, que sejam seguras. “Buscamos soluções rápidas para termos resultados rápidos”, afirma Misael, em relação aos seus pesquisadores.

“Entendemos que a inovação só ocorre de forma colaborativa. As ilhas de inovação precisam se conectar, a universidade, o governo, a indústria, para que se tenha conhecimento suficiente para desenvolver soluções competitivas”, ressalta.

A Merck trabalha com parcerias público privadas (PPPs) para desenvolvimento e transferência de tecnologias. Tem programas de inovação, que premia jovens químicos, financia projetos e possui programas de empreendedorismo acadêmico – nos quais alunos participam de jornadas durante o ano e no final apresentam o trabalho. O selecionado pela banca recebe recursos para investir no seu projeto.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.