A Rota FIERGS é uma das ações mais ousadas da Federação nos últimos anos.
Desencastelar Porto Alegre, tirar a diretoria do conforto de seus assentos e levá-la para escutar, presencialmente, os representantes de cada região do Estado é um gesto potente de conexão com a realidade.
Cada parada da Rota se transforma em uma oportunidade valiosa de aprendizado e diálogo direto com quem vive, na prática, os desafios do desenvolvimento industrial.
E o que não me surpreende, mas reforça ainda mais a responsabilidade do meu trabalho, é que a educação tem aparecido, de forma recorrente, entre as maiores prioridades locais.
O destino mais recente foi a região Norte, que reúne 88 municípios como Passo Fundo, Erechim, Marau e Carazinho. Um verdadeiro celeiro industrial, com mais de 4,8 mil fábricas.
Entre as cinco ações prioritárias eleitas pelos representantes locais, a segunda está diretamente relacionada à formação: desenvolver projetos que estimulem o interesse dos jovens por cursos técnicos e pela educação formal.
Durante o encontro, ao lado do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e demais diretores, tive a satisfação de anunciar um investimento de aproximadamente 3,3 milhões de reais na modernização tecnológica das unidades Senai de Erechim, Carazinho e Marau.
E as iniciativas na região não param por aí. No âmbito do SESI/RS – Serviço Social da Indústria, estamos em busca de parceiros para viabilizar um novo Espaço de Saúde em Erechim, entre outras frentes em andamento.
A Rota FIERGS continua. O próximo destino será o Sul gaúcho.
Cada visita nos permite ouvir mais, aprender melhor e agir com mais precisão em prol da indústria, da educação e da economia do nosso Estado.
Susana Kakuta
Diretora-geral Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS | Empreendedora em série | Especialista em inovação.