Tecnologia inovadora será distribuída para 12 estados brasileiros e vai otimizar recursos financeiros, por meio da contagem de produtos em tempo real com o uso de fotografia
Uma startup que faz parte do ecossistema do Instituto Aliança Empresarial assinou contrato com a Braveo, uma das maiores distribuidoras do Brasil, nessa quinta-feira (2), no Hub Aliança, em Passo Fundo. A Gondolize, startup fundada em 2023 e que é residente da Casa da Inovação do Norte Gaúcho, desenvolve uma ferramenta de reconhecimento de produtos em gôndolas por Inteligência Artificial. A partir do contrato de 24 meses, a solução será utilizada por mais de 2,3 mil colaboradores da Braveo e atenderá os mais de 100 mil clientes ativos da distribuidora em 12 estados brasileiros.
Uma das co-fundadoras da startup, Patrícia Turmina, explica que a startup nasce de uma demanda latente do varejo há anos. Segundo ela, com o auxílio da inteligência artificial, a ferramenta calcula em tempo real, por meio de fotografia das gôndolas, a participação de mercado de cada marca, otimiza recursos e tempo ao suprir a demanda de contagem de produtos nas prateleiras de farmácias, supermercados, lojas de conveniência e petshops, por exemplo. “A ferramenta possibilita identificar a participação de mercado dos nossos clientes, identificar rupturas, influenciar a gestão de estoque dos varejistas, determinar o sortimento ideal para cada estabelecimento e otimizar, assim, toda a cadeia de abastecimento”, declara.
Patrícia enfatiza que, atualmente, um promotor de vendas demora cerca de 30 minutos para contabilizar os produtos de uma prateleira de tamanho médio. Com a ferramenta, esse tempo reduz ao clique de uma foto e até 90 segundos de processamento. “Além de custoso, esse processo é suscetível à falha humana. Com a ferramenta, as taxas de assertividade são maiores. A leitura qualitativa também consegue cruzar qual é o sortimento ideal para determinado supermercado com produtos que estão de fato na prateleira. Ou seja, o aplicativo envia para o carrinho de compras automaticamente os produtos faltantes”, complementa.
O Diretor de Tecnologia da Braveo, Marcelo Alexandre, garante que a parceria representa a implementação de uma ferramenta inédita no mercado do varejo que, conforme ele, ainda é considerado analógico. “A Gondolize criou, de fato, um produto que está longe de ser trivial. Não existe no país um aplicativo que rode na forma em que ele opera. Para nós da Braveo, temos dois pilares em tecnologia, que visa a consolidação do negócio e o business, mas por outro lado, trazer essa inovação para o mercado, que ainda é muito analógico, é extremamente importante. Isso facilita o que sempre buscamos, que é a integração entre o varejista e a indústria. E isso, obviamente, proporciona um melhor rendimento no campo, trazendo velocidade e qualidade”, enfatiza.
Inovação e negócios que impulsionam a região para o Brasil
A Gondolize é um dos exemplos de inovação e conexões que visam negócios que são promovidas por meio do Hub Aliança para o desenvolvimento regional. De acordo com o presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, José Luis Turmina, o ecossistema contribuiu com a startup nos últimos dois anos, seja com ideias, mentorias e networking.
“A atmosfera de trabalho do Hub Aliança foi fundamental para que a Gondolize se motivasse para o desenvolvimento do negócio. Esse ambiente favorável foi determinante para que hoje, neste momento importante, a startup deixasse de ser uma tese para se tornar uma solução real para o mercado”, afirma.
A presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, relata que a assinatura do contrato com uma das maiores distribuidoras do país representa a essência do ecossistema fundado em 2019, com conexões entre pessoas, startups e empresas, fomentando a geração de negócios e o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do norte gaúcho.
“É uma alegria ver a conversão de um objetivo na prática. O nosso sonho sempre foi levantar novos negócios nessa região e, de fato, gerar um impacto econômico e uma transformação na região norte. Nós temos boas histórias para contar. Uma assinatura como essa é a prova que projetos bem consolidados, bem desenvolvidos, têm oportunidade de investimento quanto de conexões para fazer entregas para o mercado. Isso é uma oportunidade de contar uma história nascida em Passo Fundo, que trabalha com inteligência artificial e tecnologia, mas que possui um universo de conexão de negócios e humano, dentro de um ambiente de inovação”, destaca.