cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

Semana de Competitividade do Sistema Ocergs: Criatividade do futuro e a superação de tempos difíceis

Criatividade do futuro e a superação de tempos difíceis marcam o primeiro dia da Semana de Competitividade

Maior evento da história recente do coop gaúcho vai até a quarta-feira (30)

Foi dada a largada do  maior evento da história recente do cooperativismo gaúcho, a Semana de Competitividade, uma realização do Sistema Ocergs. No primeiro dia, a criatividade do futuro e a superação de tempos difíceis foram o centro do debate no palco principal, com a presença do futurista Tiago Mattos e do especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e Redução de Riscos pela ONU, Léo Farah. A Semana de Competitividade ocorre até a quarta-feira (30), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, com associados, colaboradores e líderes do coop gaúcho.

Mas por que o nome Semana de Competitividade para um evento que fala sobre a cooperação? Bom, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, explica:

“Falar sobre cooperar e competir parece desafiador, porque competição sugere rivalidade, mas no universo cooperativo, isso tem outro significado. Competir é um estímulo ao crescimento coletivo, inspirando uns aos outros para ser melhor. Aquele que se destaca se torna fonte de aprendizado para os outros”, destaca o presidente.

E não é um simples evento. É o maior evento já organizado pelo Sistema Ocergs. Ele está dividido em vários palcos e salas: Palco Principal, onde todos os inscritos participam, e as salas das Trilhas de Conhecimento, que se dividem em Pessoas e Lideranças, Negócios e ESG, Gestão Orientada por Dados e Comunicação. A proposta é que o empregado, associado ou gestor cooperativista retorne o conhecimento adquirido para a sua cooperativa, fomentando novos projetos e conexões.

O primeiro palestrante do evento foi o especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e Redução de Riscos pela ONU, Léo Farah, que destacou ter visto durante a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, em maio deste ano, algo que nunca viu em outras já vivenciadas, como a de Mariana (MG).

“Eu fiquei apaixonado pelo Rio Grande do Sul porque eu vi que o cooperativismo é algo que está enraizado nas pessoas. Vocês têm esse sentimento de cooperação, a ideia de que cada um precisa fazer a sua missão. As pessoas estão preocupadas com o todo. Isso é incrível. O que mais me impressionou no povo gaúcho é esse sentimento de que o coletivo importa, que todo mundo está querendo que todos ganhem”, ressaltou Farah.

Já o futuro e a reconstrução do Rio Grande do Sul foi o norte da segunda palestra do dia, com o empreendedor e expert em futuros – ou futurista -, Tiago Mattos, que defendeu que deve ser construído um novo RS.

“Precisamos falar do novo Rio Grande do Sul que se quer construir. Não dá para reconstruir o velho RS de novo, pegando os parâmetros do passado e reproduzindo-os novamente. Já que a gente vai ter de reconstruir o Estado, que seja de uma nova forma”, explicou o futurista, que também provou uma reflexão sobre o modelo da educação.

“Precisamos de um modelo em que as crianças aprendam mais rápido, de acordo com o algoritmo, com tempo para pensamento crítico, cidadania, escola personalizada para cada um”, complementou.

Espaço SouCoop
Para quem está curtindo o evento, o Sistema Ocergs convida para visitar o Espaço SouCoop, onde são encontrados brindes para aquisição. Os brindes são trocados após o acúmulo de pontos, em uma espécie de game, a partir do engajamento nas trilhas e redes sociais. Vale desde a presença confirmada na entrada, o feedback ou avaliação da palestra e até a foto tirada no espaço instagramável. E o que são os brindes? Tem muita coisa legal! Chaveiro, boné, garrafa térmica, cuia de chimarrão, carregador portátil e bolsa térmica. E claro, muita camiseta legal com frases do coop.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.