marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
inovadores-iacx-grupo-padrao-consumidor-moderno-ecossistema-inovacao-esg-ia-aldo-cargnelutti-ceo-rede-brasil-4

Semana Caldeira: Educação brasileira precisa estar ao alcance de todos, defende Claudia Costin

Educação brasileira precisa estar ao alcance de todos, defende Claudia Costin durante a Semana Caldeira

A desigualdade social e a falta de equidade na educação brasileira foram amplamente debatidos no Palco Campus em um painel que reuniu grandes nomes como a cofundadora do movimento da sociedade civil Todos Pela Educação, Claudia Costin, o diretor executivo do Instituto Salto, Rafael Parentes, e a secretária de educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira.

A educação do futuro, aliás, foi um tema muito presente na programação da Semana Caldeira, que encerra nessa sexta-feira (27). O painel, mediado por Felipe Amaral, diretor do Campus Calderia, iniciativa do Instituto Caldeira, foi pautado pela discussão da democratização da educação, e as diferentes maneiras de garantir educação de qualidade para todos, independente do gênero, raça e classe social.

“Nós sabemos entregar educação de qualidade para alguns, mas não para todos. Como que eu chego nesse todos? É essa a questão que a educação do futuro vai ter que olhar”, provoca Claudia, uma das mais respeitadas especialistas em educação do país. Ela fundou e dirigiu o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, foi diretora Global de Educação do Banco Mundial e membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A educação brasileira sofre com uma diferença gritante de qualidade baseada em gênero, raça e classe social, aponta Rafael. Ele conta que apenas 18% dos jovens negros têm acesso à faculdade. Esse número dobra quando falamos de jovens brancos. Outro número trazido por ele foi o acesso à creche. Apenas 34% das famílias pobres têm seus filhos matriculados em creches, número que sobe para 88% em famílias ricas.

“Estamos constantemente reforçando e reproduzindo as desigualdades sociais e econômicas . Existem desigualdades educacionais que reproduzem as nossas desigualdades sociais e econômicas. Ou seja, uma desigualdade reproduz a outra” , relata.

A solução para este padrão, segundo o trio de especialistas, é garantir educação de qualidade para todos, sem restrição. “Acredito que escolas particulares não deveriam existir. O filho do muito rico deveria estudar com o filho do muito pobre”, afirma Raquel.

Uma educação voltada para o futuro

Em um mundo em constante evolução, novos empregos estão surgindo e outros estão sumindo. Sobre isso, os especialistas afirmam que a educação brasileira precisa se atualizar e acompanhar esta nova realidade. “Não existe isso de não ter escola em tempo integral porque os alunos precisam trabalhar. Daqui a pouco os robôs também vão estar entregando pizza”, pondera Claudia.

Sobre este assunto, Rafael acrescentou que os jovens precisam se adaptar a um mundo cada vez mais instável e um mercado de trabalho em constante evolução. Uma solução trazida por ele foi a implementação de uma escola relevante. Isso significa ter uma escola que prepara os jovens para uma sociedade com desafios cada vez mais complexos.

“Terão novas pandemias e crises climáticas. Teremos novas tecnologias e mudanças aceleradas. Teremos um mercado de trabalho em constante mudança. Provavelmente os profissionais do futuro terão que se reinventar duas ou três vezes durante a vida”

A importância da inovação

E como iniciativas como o Instituto Caldeira podem ajudar neste processo de mudança da educação brasileira? Segundo Cláudia, os hubs de educação, assim como toda a sociedade, têm um papel gigantesco.

“A educação avança mais quando a sociedade se interessa pelo assunto. Um hub de inovação pode e deve ajudar. 86% dos estudantes gaúchos estão na rede pública. Se um hub de inovação não impacta a educação pública ele se fecha para a sociedade. Vira um feudo.”

A Semana Caldeira conta com patrocinadores e apoiadores que nos ajudaram a tornar possível esses cinco dias de muito conteúdo e conexões. São eles:

Patrocinadores

Rio Grande: Banrisul

Master: Alura+Fiap, Dell, Gerdau, Meta e Vulcabras

Apoio

A-players, Dufrio, Delta Global, IEL, Ingram, Grilo, Grupo Zaffari, Mercado Bitcoin, Paim, Renner Startups, Samsung ads, SebraeX, SLC Agrícola, TKE, Banco Topázio, Unifertil, Unimed, Vipal

Media Partner

RBS

https://institutocaldeira.org.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.