Segundo o titular do Gabinete de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o movimento deve receber a adesão de novas entidades e fortalecer a conexão entre academia, governo e setor produtivo. Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre lança Manifesto DeepTech para impulsionar a inovação

Nesta sexta-feira, 10, as universidades que integram a Aliança para Inovação lançaram o Manifesto DeepTech, em ação conjunta com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação, e com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, além de entidades estratégicas do ecossistema inovador gaúcho.

O manifesto estabelece um compromisso coletivo para estimular o desenvolvimento de negócios de base científica – as chamadas deeptechs – com foco em tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, terapia gênica, blockchain, nanomateriais e indústria 4.0. A proposta é unir esforços para transformar conhecimento acadêmico em soluções de alto impacto econômico e social.

Segundo o titular do Gabinete de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o movimento deve receber a adesão de novas entidades e fortalecer a conexão entre academia, governo e setor produtivo. “Queremos agilizar a transferência de tecnologia, ampliar o acesso a capital de risco para negócios deeptech e atrair empresas e talentos especializados para Porto Alegre e para o Estado. Precisamos acelerar a formação de cientistas, dar visibilidade aos negócios de excelência já existentes e impulsionar novas startups baseadas no conhecimento acumulado em nossas instituições”, afirmou.

Ele destacou ainda que o avanço dependerá de uma agenda integrada entre os atores do ecossistema de inovação. O lançamento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O manifesto também é subscrito por entidades como Senai, Citec/Fiergs, Sebrae RS, Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação) e Transforma RS.

Segundo o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, a iniciativa reforça o compromisso com uma economia baseada em conhecimento e impacto social. “Colocamos a ciência a serviço da melhoria da qualidade de vida e da competitividade dos setores produtivos. É um passo decisivo para fortalecer o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”, destacou.

Impactos – Entre os objetivos do movimento estão: geração de empregos altamente qualificados; retenção de talentos científicos no Estado; desenvolvimento de tecnologias críticas e estratégicas e criação de novas cadeias industriais ligadas à economia do conhecimento.

“Essa ação é fundamental não somente pela contribuição para o aumento da competitividade econômica, mas também pela geração de empregos qualificados, pela manutenção de talento na nossa cidade, pelo impacto no domínio estratégico de tecnologias críticas e pelo desenvolvimento de competências que nos possibilitem produzir aqui soluções vitais para a qualidade de vida à população”, completa Luiz Carlos Pinto.

O grupo de entidades reunido deverá definir, nos próximos dias, uma agenda operacional e um comitê para conduzir as ações do manifesto.

Aliança para Inovação – Formada por UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Unisinos, a Aliança para Inovação de Porto Alegre atua na articulação entre universidades, poder público e setor produtivo para promover o desenvolvimento sustentável baseado em ciência, tecnologia e inovação.

Tatiana Bandeira
Lissandra Mendonça

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.