cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Estudo da Catho apresenta as tendências indicadas por profissionais brasileiros, como diversidade, inclusão e adoção de tecnologias avançadas

Pesquisa aponta que IA e saúde mental disparam como prioridade no mercado de trabalho

Em um mundo profissional onde o impacto por mudanças tecnológicas e sociais se torna cada vez mais constante, as percepções dos profissionais sobre o futuro do mercado de trabalho apontam para prioridades claras: inteligência artificial (IA), saúde mental e novos modelos de atuação. É o que revela uma pesquisa conduzida pela Catho, plataforma gratuita de empregos, para mapear tendências que devem moldar o cenário corporativo em 2025.

Conforme o levantamento, 66% dos profissionais já utilizaram ou utilizam ferramentas de inteligência artificial para suporte ou orientação no mercado de trabalho. Entre os usos mais comuns estão: dicas de como construir um bom currículo (22,6%), dúvidas sobre temas específicos da área de atuação (19,2%), avaliação de currículo (14,6%) e esclarecimento de dúvidas sobre plano de carreira (14,5%). Além disso, o auxílio em tarefas cotidianas para aprimorar habilidades e produtividade e demandas acadêmicas também são pontos citados pelos respondentes.

“A tecnologia está transformando a área profissional em múltiplas frentes, desde a automação de processos até o desenvolvimento de competências essenciais para a nova era. Isso também vem refletindo nas fases de contratação, onde 49% dos profissionais acreditam ser muito positivo as etapas dos processos seletivos serem feitos de modo online, facilitando a participação e acessibilidade”, observa Fabio Maeda, diretor de vendas B2C, marketing e produtos da Catho.

Outro destaque da pesquisa é a preferência por horários flexíveis (45,7%) e desenvolvimento de habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills (17,8%), indicadas pelos respondentes como uma ambição que continuará em alta. Paralelamente, 28,7% dos profissionais colocam a saúde mental como prioridade no ambiente de trabalho, reforçando a busca por condições que promovam equilíbrio e bem-estar.

“Os trabalhadores estão mais atentos às suas necessidades emocionais e ao impacto de um ambiente saudável no progresso da carreira. Esse movimento vai além de uma exigência, mas também uma mudança cultural que vem transformando o mercado. No entanto, a priorização de horários flexíveis e da saúde mental, por exemplo, está seguindo mais do que no âmbito profissional, compondo uma gama mais ampla, o que reforça a preocupação dos trabalhadores com seu bem-estar geral. E isso vai de encontro justamente com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Por isso, ter pesquisas e estudos que analisem e mostrem diferentes cenários tanto para candidatos quanto para empresas, como feito pela Catho, para acompanhar e se preparar para mudanças é muito importante”, reforça Fabio.

Programas de inclusão e diversidade também aparecem como desejos relevantes, citados por 26,2% dos entrevistados, seguidos de práticas sustentáveis (21,3%). Além disso, a busca por qualificação em IA e novas tecnologias é uma prioridade para 30,4% dos respondentes, reforçando a relevância de competências técnicas e refletindo um mercado mais digitalizado.

“Diante de diferentes tendências para o ano de 2025, pela percepção dos profissionais, vejo que empresas e trabalhadores devem estar preparados para responder a um mercado que evolui progressivamente e combina avanços tecnológicos com demandas sociais e humanas. Isso será muito perceptível com profissionais investindo mais em especialização e aprimoramento de habilidades técnicas para acompanhar essas transformações”, finaliza o diretor da Catho.

Sobre a Catho

A Catho é uma plataforma gratuita de empregos, apoiando quem busca oportunidades no mercado de trabalho e quem precisa anunciar vagas de emprego. O acesso é gratuito e serviços adicionais também podem ser contratados. A Catho é uma empresa de tecnologia que aplica o que há de mais moderno para acelerar o crescimento do emprego formal no Brasil. Pioneira no segmento, a empresa que tem como propósito “Mudar a vida das pessoas através do trabalho”, é referência no mercado de vagas de emprego e conta com o cadastro de mais de 12 milhões de currículos e, em média, 90 mil corporações à procura de novos talentos anualmente. A partir de junho de 2024, a Catho tornou-se parte do Grupo Redarbor, empresa líder em tecnologia de RH na América Latina e o segundo grupo de sites de emprego no mundo e, com isso, passa a ter integração exclusiva com o software de RH Pandapé.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.