A participação do Brasil na Exposição Universal de 2025, em Osaka, no Japão, começou com grande destaque. Em cinco horas de funcionamento, o Pavilhão Brasil recebeu cerca de 2 mil visitantes, revelando o forte interesse do público pela proposta brasileira. Coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o espaço oferece uma experiência imersiva que une cultura, inovação e sustentabilidade, projetando a imagem do país no cenário global.
Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), o evento reúne 158 nações e espera atrair 28 milhões de visitantes. O Brasil vai além da exibição de suas belezas naturais e culturais: apresenta uma proposta que convida à reflexão sobre a condição humana, a urgência de ações coletivas e a construção de um futuro mais inclusivo. “O Pavilhão é mais um esforço do presidente Lula para que o Brasil possa estar firme, presente, ajudando o mundo a ser melhor. Foi lá no G20 ano passado, nos BRICS este ano e na COP30 que será realizada em Belém. E o projeto da Bia Lessa é um esforço para se aproximar da proposta da Expo, mas também para apresentar nossa mensagem ao mundo, a proposta do Brasil”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
A presença do país em uma vitrine internacional como a Expo 2025 reforça também a importância de valorizar e difundir a rica biodiversidade e a pluralidade cultural brasileiras. “O país com seus seis biomas – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa – gera oportunidades para os pequenos negócios do país, que são 95% das empresas do Brasil. Os pequenos negócios são parte da engrenagem de desenvolvimento do país. Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável. Além disso, o empreendedorismo vem sendo aliado na Aliança Global contra a Fome, mostrando-se uma alternativa real para milhões de pessoas que vivem na informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, uma das entidades patrocinadoras do Pavilhão, Décio Lima.
Uma experiência sensorial e participativa
Na Expo Osaka 2025, o Brasil apresenta um pavilhão que vai além da exibição tradicional: é uma experiência sensorial que coloca o visitante no centro. Com um conceito dinâmico, o espaço convida à imersão em temas como a condição humana, a união e um futuro mais justo e sustentável. Dirigido pela cenógrafa Bia Lessa, o pavilhão foi criado para ser acessível, sustentável e inclusivo. Com cerca de 1.000 m², divididos em dois edifícios, oferece uma experiência interativa e tátil, onde os visitantes participam ativamente da exposição. A expectativa é receber até 10 mil pessoas por dia.
Parceira da iniciativa, a Vale também destaca o papel da cultura brasileira no projeto.
“Contribuir com a difusão da cultura brasileira, evidenciando sua diversidade e potência, é um dos nossos propósitos. A parceria com Bia Lessa e a Apex na criação dessa experiência única no Pavilhão Brasil reforça nossa atuação. Queremos provocar novas reflexões e caminhos para o empoderamento de vidas, além de apresentar ao público internacional mais sobre a produção artística e as raízes culturais brasileiras”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Além da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo é organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embratur, Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.