cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Sucesso marca estreia do Brasil na Exposição Universal, com proposta sensorial, cultural e sustentável que convida o mundo a repensar o futuro. Foto: Andri Magdych.

Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka recebe quase 2 mil visitantes

A participação do Brasil na Exposição Universal de 2025, em Osaka, no Japão, começou com grande destaque. Em cinco horas de funcionamento, o Pavilhão Brasil recebeu cerca de 2 mil visitantes, revelando o forte interesse do público pela proposta brasileira. Coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o espaço oferece uma experiência imersiva que une cultura, inovação e sustentabilidade, projetando a imagem do país no cenário global.

Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), o evento reúne 158 nações e espera atrair 28 milhões de visitantes. O Brasil vai além da exibição de suas belezas naturais e culturais: apresenta uma proposta que convida à reflexão sobre a condição humana, a urgência de ações coletivas e a construção de um futuro mais inclusivo. “O Pavilhão é mais um esforço do presidente Lula para que o Brasil possa estar firme, presente, ajudando o mundo a ser melhor. Foi lá no G20 ano passado, nos BRICS este ano e na COP30 que será realizada em Belém. E o projeto da Bia Lessa é um esforço para se aproximar da proposta da Expo, mas também para apresentar nossa mensagem ao mundo, a proposta do Brasil”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

A presença do país em uma vitrine internacional como a Expo 2025 reforça também a importância de valorizar e difundir a rica biodiversidade e a pluralidade cultural brasileiras. “O país com seus seis biomas – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa – gera oportunidades para os pequenos negócios do país, que são 95% das empresas do Brasil. Os pequenos negócios são parte da engrenagem de desenvolvimento do país. Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável. Além disso, o empreendedorismo vem sendo aliado na Aliança Global contra a Fome, mostrando-se uma alternativa real para milhões de pessoas que vivem na informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, uma das entidades patrocinadoras do Pavilhão, Décio Lima.

Uma experiência sensorial e participativa

Na Expo Osaka 2025, o Brasil apresenta um pavilhão que vai além da exibição tradicional: é uma experiência sensorial que coloca o visitante no centro. Com um conceito dinâmico, o espaço convida à imersão em temas como a condição humana, a união e um futuro mais justo e sustentável. Dirigido pela cenógrafa Bia Lessa, o pavilhão foi criado para ser acessível, sustentável e inclusivo. Com cerca de 1.000 m², divididos em dois edifícios, oferece uma experiência interativa e tátil, onde os visitantes participam ativamente da exposição. A expectativa é receber até 10 mil pessoas por dia.

Parceira da iniciativa, a Vale também destaca o papel da cultura brasileira no projeto.

“Contribuir com a difusão da cultura brasileira, evidenciando sua diversidade e potência, é um dos nossos propósitos. A parceria com Bia Lessa e a Apex na criação dessa experiência única no Pavilhão Brasil reforça nossa atuação. Queremos provocar novas reflexões e caminhos para o empoderamento de vidas, além de apresentar ao público internacional mais sobre a produção artística e as raízes culturais brasileiras”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Além da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo é organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embratur, Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.