Encontro teve como propósito reunir os quatro pilares da inovação – academia, setor produtivo, sociedade civil e administração pública
Durante o café da manhã de abertura do Novo Hamburgo Feevale Summit 2025, nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura deu mais um passo rumo ao fortalecimento do ecossistema de inovação. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, o reitor José Paulo da Rosa e o secretário municipal de Educação, André da Silva, assinaram um convênio de cooperação tecnológica que envolverá o Município, o Feevale TechPark e o Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). A parceria visa conectar startups locais e os eventos promovidos pelas instituições, impulsionando o ecossistema de inovação no Vale do Sinos.
A edição deste ano é promovida pela Universidade Feevale em correalização da Prefeitura de Novo Hamburgo, Sicredi Pioneira, Sebrae RS e Feevale Techpark. “A decisão de incluir o nome de Novo Hamburgo no Summit reforça nosso compromisso com o progresso não apenas do Município, mas também com a evolução da sociedade por meio da inovação”, declarou o prefeito Gustavo Finck.
O encontro de hoje teve como propósito reunir os quatro pilares da inovação — academia, setor produtivo, sociedade civil e administração pública — celebrando a consolidação de uma proposta que gera impacto em toda a região. A programação, que se estende até esta quinta-feira (2), contempla palestras, debates e atividades voltadas ao empreendedorismo e à difusão de conhecimento.
A secretária Daiana Monzon ressaltou o valor da presença do Poder Público na construção conjunta do projeto. “É muito gratificante ver a Prefeitura acolher essa proposta. A união das quatro vertentes da inovação torna este um verdadeiro espaço transformador. Nosso papel é evidenciar que todos aqui são criativos e empreendedores. Basta se reconhecer como tal”, afirmou.
A parceria tem potencial para beneficiar diversas áreas da administração pública, especialmente a educação, ao fomentar uma cultura voltada ao empreendedorismo e à inovação desde os primeiros anos escolares. Segundo André, iniciativas como o Startup Teens, realizado pela primeira vez este ano em colaboração com a Feevale, são exemplos práticos dessa transformação.
“Queremos ampliar esse projeto no próximo ano, principalmente com alunos do oitavo e nono ano, para que desde o ensino fundamental eles compreendam como funciona uma startup, como se estrutura um negócio próprio. Parcerias como essa facilitam a implementação de ações pedagógicas que estimulam o pensamento empreendedor entre os jovens”, afirma Silva.
Em sua fala, o reitor destacou que os melhores resultados são alcançados quando se busca o benefício coletivo. “A cultura que queremos fomentar na universidade e na região é baseada na colaboração. Se todos prosperarem, nós também prosperaremos. Este não é um ambiente de disputa, mas de construção conjunta”, pontuou.
A programação do Novo Hamburgo Feevale Summit 2025 segue até esta quinta-feira (2).